Você tem uma estratégia para a sua próxima entrevista de emprego?

Você tem uma estratégia para a sua próxima entrevista de emprego_

Preparando-se para uma entrevista? Parabéns! Seus esforços na busca por um novo emprego valeram à pena. No entanto, agora você precisa impressionar todos os profissionais envolvidos no processo seletivo, sejam eles seus pares, gestor e o RH.

O desejo de deixar uma boa impressão e dizer todas as coisas certas pode deixar até os profissionais mais experientes ansiosos. Por isso, é essencial ter uma estratégia de entrevista de emprego para que, independentemente do processo de entrevista, você saiba os passos necessários para estar preparado e confiante.

[UM] O primeiro passo para uma estratégia eficaz de entrevista de emprego é preparar o que você vai dizer. Ao se preparar para uma entrevista, é importante se perguntar por que o empregador deve se importar com o que você tem a dizer. Para responder efetivamente a essa pergunta, você deve pesquisar seu potencial empregador com antecedência. Pesquise-os on-line e identifique coisas como:

  • Seu posicionamento no mercado
  • Sua missão, visão e valores
  • Qual é a contribuição no mercado ou área de atuação
  • Os projetos em que estão trabalhando atualmente
  • Quaisquer comunicados de imprensa recentes ou referências a eles no noticiário

Reserve um tempo para saber mais sobre os profissionais que farão parte do seu processo seletivo. Encontre-os no LinkedIn para saber mais sobre eles e seus antecedentes para encontrar alguns pontos em comum e quebrar o gelo durante a entrevista. É sempre positivo criar um ambiente caloroso e empático.

Veja também: Como tomar uma decisão importante

[DOIS] Depois que você souber mais sobre a empresa e as pessoas que farão parte do seu processo seletivo, entenda minuciosamente qual é a posição que você está concorrendo e qual é a sua aderência ao que é buscado.

Para fazer isso, identifique palavras-chave na publicação/divulgação/anuncio da posição e quaisquer valores da empresa que você tenha descoberto em sua pesquisa. Em seguida, determine como você pode incorporar essas palavras-chave e valores às suas respostas.

Você tem alguma experiência que demonstre como você possui as habilidades e os valores que a empresa está procurando?

Não minta. Nunca.

Se você não tem as habilidades desejadas explore onde você se destaca e se esforce para mostrar a utilidade delas para a posição que deseja. Não assuma que os entrevistadores e empregadores serão capazes de enxergar as suas habilidades como sendo ideais para aquilo que você busca. Você deve, antecipadamente, pensar nisso e mostrar para eles que as suas habilidades são transferíveis, ou seja, as suas experiências passadas podem não ser exatamente aquilo que é buscado, mas podem ser alternativas funcionais para o desempenho da atividade proposta ou mesmo acelerar a sua aprendizagem. 

[TRÊS] O próximo passo na sua estratégia de entrevista de emprego é preparar perguntas para os seus entrevistadores. Lembre-se de que você quer ter certeza de que o trabalho será adequado para você.

Ao preparar suas perguntas, certifique-se de que elas sejam bem pensadas e específicas. Por exemplo, faça perguntas como:

  • Essa posição é nova ou é uma substituição? (Se for uma substituição, pergunte a razão).
  • Qual é o perfil buscado para essa posição?
  • Quais são as expectativas para esta posição no primeiro mês e nos primeiros três meses?
  • Quais são os objetivos da empresa para essa posição no primeiro ano?
  • Como essa posição é avaliada?

Outros tópicos sobre os quais você pode querer perguntar podem incluir cultura corporativa, viagens e flexibilidade no trabalho. Tenha em mente que na primeira entrevista é melhor não trazer a mesa assuntos como salário ou tempo de férias, a menos que seja absolutamente necessário ou que o entrevistador lhe pergunte. Ir direto ao ponto quando se trata do pacote de remuneração em um primeiro contato, pode deixar uma impressão negativa.

[QUATRO] Por fim, prepare o que você dirá se quiser ser o candidato escolhido!

Se você acha que a posição tem o seu perfil, não tenha medo de deixar isso claro!

Se você está animado com a oportunidade, mostre em suas expressões faciais e linguagem corporal. Evite ficar superexcitado, mas não tenha medo de mostrar suas emoções. Você pode dizer algo como: “Esta posição parece ser ótima opção para mim. Sinto que posso contribuir fortemente aqui”.

Também é importante perguntar ao entrevistador se ele têm alguma dúvida em avançar você para a próxima etapa do processo. Esta é uma questão importante que muitos profissionais ignoram. Dê tempo e oportunidade para os entrevistadores e possíveis entrevistadores tirarem qualquer tipo de dúvida a seu respeito ou a respeito da sua carreira e experiências. Você pode não ter essa chance novamente, então aproveite-a enquanto estiver na entrevista.

No dia da entrevista, planeje chegar de 15 a 20 minutos antes do horário marcado, organize-se para que você se sinta tranquilo antes do início da entrevista.

Haja o mais natural possível na entrevista.

Reserve um tempo para responder a perguntas, sinta-se à vontade para fazer anotações e pedir esclarecimentos se algo não estiver claro. Por fim, agradeça sempre ao entrevistador pelo tempo que passarão juntos e no final da entrevista pergunte quais são os próximos passos.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation