Startup X Grandes Empresas: Qual é o melhor para sua carreira?

Startup X Grandes Empresas_ qual é o melhor para sua carreira_

Não importa em qual estágio de carreira você está, se você anda acompanhando as noticias do mercado de trabalho dos últimos 6 anos, talvez você esteja se perguntando quais são os benefícios e riscos de se trabalhar em uma empresa em inicio de operação em comparação com uma empresa grande ou já estabelecida. Qual será a melhor escolha para a sua carreira?

Obviamente, a resposta depende daquilo que você deseja como próximo passo de carreira.

Veja mais: O que é uma startup?

Ambas as opções oferecem grades oportunidades de crescimento profissional, mas dependendo do seu perfil comportamental e valores, além de outros fatores, você pode acabar se sentindo deslocado ao não se encaixar no ritmo de trabalho. E não pense que eu estou falando de uma empresa pequena. Isso pode acontecer perfeitamente em uma grande empresa também. Ao se decidir por qual caminho seguir, é importante avaliar o seu próprio nível de autoconfiança, tolerância a riscos, empreendedorismo, flexibilidade, necessidade de consistência e etc.

É importante saber o que se busca e em qual ambiente a sua personalidade se dá melhor.

As startups, que normalmente contem de 30 a 80 pessoas, tendem a ser uma organização plana, sem muitos níveis hierárquicos, pouca gestão e supervisão. Esse ambiente lhe dará a possibilidade de experimentar coisas novas, aprender e desenvolver novas habilidades em áreas diferentes, mas também tolerará pouco as falhas e baixo desempenho que surgirem pelo caminho. Em uma startup, praticamente todos os membros tem um papel importante a desempenhar no desenvolvimento e comercialização de novos produtos, processos ou serviços. Isso significa na prática, que você deve se responsabilizar por qualquer parte do trabalho, mesmo que não seja a sua função direta.

Veja mais: Geração Z: Você está preparado para o primeiro emprego?

Se tudo der certo, você terá uma enorme satisfação, e terá uma parte significativa do sucesso da empresa.

Por outro lado, se você prefere fazer parte de um ambiente onde os processos já estejam estabelecidos, papeis melhor definidos, ou mesmo se você tem uma orientação voltada para um ambiente estável, talvez seja melhor você direcionar a sua carreira para uma empresa já estabelecida no mercado. Nesse tipo de ambiente, geralmente, a responsabilidade é compartilhada com os colegas, tem-se um plano de carreira minimamente estruturado que você pode seguir à medida que desenvolve as suas habilidades e ganha mais experiência.

Nesse tipo de cenário é comum o sucesso ser compartilhado, por isso, a sua contribuição para um produto final pode não ser tão perceptível.

Saiba mais: Novas habilidades: A chave para o crescimento profissional

Em uma explicação simples e básica, o tipo de retorno que se tem desses dois tipos de empresa são diferentes. Uma startup geralmente tem poucos recursos disponíveis: pouco dinheiro, fluxo de caixa apertado, produtos e serviços incompletos e muita coisa em construção. Provavelmente, uma startup oferecerá uma salário modesto com promessas de riqueza a médio e longo prazo na forma de ações (se a empresa se sair bem e atingir os seus objetivos). É um risco que sempre pode valer à pena.

Não subestime o risco intrínseco que toda startup carrega. Não importa quão grandiosa seja a ideia ou a visão de um líder, há um longo caminho até o desenvolvimento bem-sucedido, produção e marketing do seu produto ou serviço.

Se as coisas não correrem bem para a empresa, como acontece com frequência, você pode sair sem muito para mostrar. Por outro lado, é claro, temos vários exemplos de funcionários iniciais bem-sucedidos de startups como Amazon, Google ou Microsoft.

Você está preparado para fazer o que for necessário para a sua empresa ter sucesso, inclusive trabalhar tarde da noite e nos finais de semana, porque não há mais ninguém por perto que possa fazer o que você pode fazer?

Você é o tipo de pessoa que é autoconfiante e quer estar na vanguarda desenvolvendo ou fazendo parte de conceitos, tecnologias e produtos novos e disruptivos?

Se você consegue lidar com alto estresse e a incerteza do sucesso, pode ter o perfil psicológico certo para uma startup.

Empresas maiores, por outro lado, provavelmente lhe darão maiores oportunidades de serem orientadas por seu chefe ou por alguém com considerável conhecimento e experiência, e isso pode ser uma grande vantagem para você a longo prazo. Além disso, elas tendem a ter recursos, não só financeiros, mais sólidos, o que garante uma estrutura geral mais sólida e confiável para desenvolver um trabalho de maneira estável.

Quando você faz uma auto avaliação honesta do seu próprio perfil profissional e compreende os limites de sua própria disposição em assumir riscos financeiros, verá por si mesmo se uma empresa grande ou uma pequena startup é o melhor lugar para você fazer uma valiosa contribuição e construir a carreira que deseja.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!
Postado por / 09/07/2018 / 0 Comentários
Postado em
Empregabilidade
Peopleminin

Peopleminin

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation