Respostas certas para entrevista de emprego

Respostas certas para entrevista de emprego

A entrevista de emprego ainda continua sendo uma etapa muito importante em um processo seletivo não importando a etapa. Por isso, se o desejo é ser aprovado em um processo seletivo, seja qual for, é importante estar preparado para responder perguntas tradicionais e perguntas inovadoras. Seguem abaixo, as primeiras 15 respostas corretas para perguntas de emprego.

Mas antes de sair pelos processos seletivos que participa decorando as respostas, lembre-se, por mais estruturadas e convincentes, as suas respostas sempre devem ser verdadeiras e seguidas de bons exemplos que as comprovem.

Pergunta: Você é bom em lidar em com pessoas?

Resposta: É algo de que eu gosto de verdade. Gosto do contato com os colegas e clientes e, no geral, eu me descreveria como uma pessoa sociável. Sou bom em determinar o nível adequado de comunicação, seja com o diretor financeiro ou com alguém que veio consertar o computador.

Veja também: Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego

Pergunta: Você nunca trabalhou para uma pequena empresa antes. Dê-me três razões para eu lhe dar esse emprego.

Resposta: Tenho muitas ideias sobre como vocês poderiam desenvolver a sua base se exportação (cite o principal desafio da empresa), adoro trabalhar com pessoas e tenho certeza de poderia ajudá-los a ser mais lucrativos

Pergunta: Descreva algo de diferente que você fez no seu antigo emprego.

Resposta: Dei inicio a uma série de treinamentos de curta duração, os quais foram feitos por diversos membros da minha equipe; eles puderam dar algumas ideias básicas sobre como trabalhavam e como o resto da equipe via as suas prioridades. Esses treinamentos levavam apenas meia hora, e selecionamos os menos ocupados. Deu muito certo; todo o pessoal passou a entender mais sobre como os colegas trabalhavam, e a comunicação melhorou. Também deu a algumas pessoas que nunca haviam liderado nada a chance de apresentarem-se.

A pergunta acima é um exemplo claro de uma pergunta feita para entender se você é criativo. Ou seja, essa pergunta é para verificar se você tem a competência criatividade. Em poucas palavras, ter competência significa ser apto para fazer algo, ter a habilidade para desempenhar uma tarefa especifica ou satisfazer, efetivamente, uma função. A melhor maneira de se prepara para esse tipo de pergunta e se planejar, e trazer exemplos concretos e completos de trabalho, de formação acadêmica e de outros aspectos da sua vida, a fim de mostrar as suas habilidades, as qualidades e o potencial que você afirma possuir quando está sendo entrevistado.

Pergunta: Fale sobre a sua pontualidade no trabalho.

Resposta: Bem, normalmente, eu sou um dos primeiros a chegar de manhã, não gosto de me atrasar para um treinamento ou uma reunião. Acho que devemos pontualidade aos nossos colegas, bem como ao gerente.

Pergunta: Você já teve que trabalhar com um superior com quem não se dava bem? Em caso afirmativo, por que isso aconteceu e como você lidou com isso? (Os entrevistadores querem saber se você tem boas habilidades na construção de relacionamentos.)

Pergunta: Houve apenas um gerente com quem achei muito difícil de me relacionar. Com o seu antecessor, havia sido ótimo. Com este, eu tinha muita autonomia e sentia que podia fazer sugestões e tomar a iniciativa, se fosse necessário. Acima de tudo, eu sentia que ele confiava em mim, e isso era bastante motivador. Acredito que eu fazia um bom trabalho também.

Mas o seu substituto queria controlar tudo, literalmente, até quantos clipes podíamos solicitar ao departamento e, assim, questões menores corriam o risco de transformar-se em grandes confrontos. A minha estratégia foi me assegurar de discutir todas as questões importantes com ele quando elas surgiram; acredito que a minha abordagem aberta foi gradualmente recompensada. Foi uma luta árdua, e eu fiquei feliz quando ele foi embora, porém a situação, sem dúvida, melhorou entre nós. Com exceção dessa experiência, sempre tive excelentes relacionamentos com os meus gestores.

Pergunta: O que o seu atual chefe diria sobre o seu trabalha?

Resposta: Ele/Ela diria que sou um empenhado e entusiástico membro do departamento. Acredito que ela mencionaria, particularmente, que mantenho a calma sob pressão e que não menosprezo a atenção aos detalhes quando estamos próximos de um prazo final.

Pergunta: Nós somente podemos lhe oferecer um contrato a curto prazo no momento. Mesmo assim você está interessado?

Resposta: Sim, muito mesmo, especialmente porque fiquei muito impressionado com o que aprendi sobre a empresa essa manhã. Espero que possam me oferecer algo mais longo, porém fico muito feliz em poder arriscar. Tive muita sorte na última vez em que assumi um contrato com expectativa curta.

Veja mais: Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego – Parte 2

Pergunta: Como você reagiria se um colega criticasse o seu trabalho?

Resposta: Dependendo de quão válida eu achar a crítica e da forma como foi colocada, vou ouvi-la e tentar não ser muito sensível. Gosto de compartilhar ideias e sugestões com outras pessoas, e às vezes, o que parece ser um comentário negativo me ensina algo muito útil.

Pergunta: Existe alguma coisa de que você não gosta no seu emprego atual?

Resposta: Tenho que confessar que não gosto de lidar com a papelada, especialmente porque, em minha opinião, muita coisa poderia ser substituída por um sistema de informática. Eu desenvolvi a prática de acabar com isso logo, de modo que a papelada não se acumule, nem fique para trás. Esse, foi o jeito que eu encontrei para tornar a tarefa mais aceitável, mas não posso dizer que seja emocionante.

Pergunta: Como você acha que podemos manter o nosso sucesso?

Resposta: Vocês tem uma forte base de clientes; é importante mantê-los satisfeitos para que voltem sempre. Um bom serviço pós-venda é a chave para o sucesso. Naturalmente, vocês vão querer aumentar essa base de clientes, e um marketing efetivo é importante. Também precisam continuar garantindo que todos os aspectos do negócio deem suporte a essas vendas e às promessas do marketing. Acredito que cada funcionário tem um pape a desempenhar nesse trabalho.

Pergunta: Somos a sua primeira escolha?

Resposta: Sim. Embora esteja me candidatando a cargos em outras empresas semelhantes, eu realmente tenho esperança de trabalhar nesta empresa desde que a conheci. Vocês parecem dar uma muita responsabilidade às pessoas e isso é um atrativo para mim.

Pergunta: Vejo que você foi demitido apenas oito meses depois de assumir o seu cargo anterior. Por quê acha que isso aconteceu?

Resposta: Era, basicamente, a politica de “último a entrar, primeiro a sair”, e a empresa quebrou depois de seis meses que eu saí. Foi uma pena, pois eles tinham boas ideias e a nossa equipe de design trabalhou bem em conjunto. Foi a menor empresa em que trabalhei; ganhei muito por ser flexível.

Lembre-se, por mais estruturadas e convincentes que sejam as suas respostas, elas sempre devem ser verdadeiras e seguidas de bons exemplos que as comprovem.

Pergunta: Vejo que você teve que cortar pessoal na sua empresa depois de dois anos. A que acha que se deveu esse fracasso?

Resposta: Foi a recessão. Pode parecer previsível, porém tivemos problemas com muitas outras pequenas empresas que nos deviam dinheiro. Ainda assim, aprendi muito com a experiência, que me ensinou a agir e ter uma grande capacidade de adaptação quando sob pressão. Também me tornei mais duro para cobrar dividas, coisa que tenho certeza de que vocês apreciariam no cargo a que me candidatei.

Pergunta: Se pedíssemos aos seus amigos que descrevessem o seu caráter, o que eles diriam?

Resposta: Acho que eles diriam que é fácil se dar bem comigo e que eu sou extrovertido. Diriam que eu tenho um bom humor e que, geralmente, sou alegre. Acho também que diriam que eu sou bom em lidar com crises, pois, normalmente, para mim ou me chamam quando estão com problemas.

Pergunta: Como você enfrenta um projeto que dá errado?

Resposta: Em primeiro lugar, avalio os passos necessários para minimizar os danos e lido com o problema imediatamente. Uma vez passada a crise, analiso o que deu errado e incluo os colega de trabalho na discussão, a fim de que possamos identificar como evitar que isso aconteça novamente.

Pergunta: O que acha do seu empregador atual?

Resposta: Como empregadores, são bons e não tenho queixas, mas gostaria que fossem um pouco mais criativos em relação à variedade de roupas que vendemos. Trabalhando com compras, é frustrante quando você sente que tem boas ideias , mas não há espaço para elas. É claro que você tem que aceitar que nem todas as suas ideias são boas, mas o nosso volume de vendas não foi brilhante no ano passado, como sabe, de modo que precisamos fazer alguma coisa.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation