Quero mudar de profissão – Como eu devo fazer?

profissão

Mudar de profissão é uma necessidade bastante comum na vida de qualquer profissional. A insatisfação pessoal ou a falta de melhores condições do mercado para a sua área leva milhares de pessoas todos os anos a buscarem uma nova atividade. Mas como fazer isso sem traumas e arrependimentos? Veja a seguir algumas dicas!

Descubra o seu propósito de vida

Acordar em um belo dia e descobrir que aquilo que você faz profissionalmente não é o que você quer continuar fazendo para o resto de sua vida pode ser bastante desesperador. Mas saiba que é mais comum do que você pensa.

O brasileiro, em geral, escolhe a sua profissão ainda com pouca idade, no fim da adolescência – quando presta vestibular para uma graduação ou escola técnica ou quando se inicia no mercado de trabalho. É uma faixa etária conturbada e cheia de dúvidas. Nem sempre acertamos nesta escolha.

profissão

Outro detalhe é que as pessoas mudam com o tempo: seus gostos, prioridades, sonhos, metas, etc. O seu interesse profissional também. Hoje é cada vez mais raro conhecermos profissionais que amam a profissão que escolheram há 40 anos ou que jamais ressignificaram a atividade que desempenham. Não é um fato isolado frustrar-se com a profissão escolhida e querer desempenhar outra. Afinal, uma pessoa possui muitas habilidades e pode desenvolver e expandir outras atividades produtivas ao longo da vida, isto é, não está fadado a permanecer em uma profissão exclusiva.

Além disso, mudanças no segmento e na profissão, oscilação do mercado e outros problemas relacionados aos aspectos econômicos da atividade podem desencadear a mudança de profissão. É importante detectar todos os motivos que o levam a mudar de profissão, pois isso dá um sentido mais amplo às transformações profissionais.

Depois de diagnosticar o que o leva a mudar de profissão e ter muito bem definidos os seus motivos, é importante buscar um propósito de vida: exercer uma profissão tem a ver primeiramente com uma escolha pessoal, com algo que a pessoa queira e se sinta bem em desempenhar e que lhe afete positivamente e subjetivamente. É algo maior que meramente desempenhar uma função produtiva. Esta é uma reflexão que pode levar muito tempo, e desta forma, não se obrigue a decidir algo tão complexo da noite para o dia. Lembre-se de que não há idade ou momento certo da vida para começar a fazer aquilo que gosta.

Utilize a sua formação anterior e expertise

Uma vez descoberto o seu propósito de vida e definida a nova profissão, bem como os motivos que o levaram a mudar, reflita sobre como a sua formação e experiência na profissão anterior e como a sua expertise pode contribuir para a nova profissão.

profissão

Você investiu muito tempo e dinheiro na primeira profissão e não faz sentido não aproveitar esta experiência em uma nova atividade. Tudo conta: formação, experiências profissionais, networking, recursos e ferramentas, etc.

Busque formação e capacitação adequadas

Na maioria dos casos, buscar uma nova formação será necessário – cursos de capacitação, nova graduação, pós-graduação, etc. Outros conhecimentos periféricos podem ser úteis, como cursos técnicos ou capacitação sobre uma determinada ferramenta ou software e ainda curso de idiomas. Planeje bem o seu investimento e o tempo necessário para que adquira os conhecimentos e as certificações adequadas.

Defina um plano de transição

Quanto mais você planejar a sua transição de uma profissão para outra, melhor e mais econômico será. Calcule o que é preciso ser feito, quando abandonar uma atividade pela outra sem perdas financeiras, como ocorrerá a recolocação profissional, quais as formações e gastos serão necessários, quais serão seus desafios e contingências, quais os recursos e apoios que possui, etc. Defina um cronograma assertivo e siga em frente!

Gostou do artigo? Deixe um comentário a seguir!

Imagens: Pinterest.

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation