Qual é a importância na gestão do tempo na carreira profissional?

gestão do tempo

Saber gerir o tempo é uma das competências mais solicitadas atualmente entre os profissionais de todos os segmentos. Isso porque tem a ver com a capacidade produtiva de fazer mais e melhor, administrando os recursos que o indivíduo possui. E o tempo é um destes recursos. Veja mais sobre a importância em saber administrar o tempo e algumas dicas de como fazê-lo na sua rotina diária.

O que é o tempo?

O tempo é uma abstração. A princípio, ele não existe a não ser pela observação e pela forma como o compreendemos. Assim, podemos criar estratégias para utilizar melhor e de modo mais assertivo o período que temos disponível para a realização de nossas tarefas. É muito importante que o profissional saiba que é ele quem decide como dividir melhor o seu tempo, atendendo as suas necessidades e as da empresa. O tempo, como dissemos, é um recurso, o qual temos que ter a capacidade de administrar e de tomar as melhores decisões. É o que as empresas esperam de qualquer profissional.

Tudo começa com a organização

É muito difícil gerir o tempo, uma vez que nos encontramos sobrecarregados de tarefas e em um ambiente inadequado e desorganizado. Desorganização não combina com gestão do tempo. Organize os seus recursos, ferramentas e materiais a fim destes não serem um empecilho para a realização das suas tarefas. Tendo as coisas necessárias à mão, e não mais que isso, você ganha tempo sem ter que se deslocar e sem desviar a sua atenção às coisas inúteis.

gestão do tempo

Organizar os horários e tarefas propriamente ditos é outro ponto a se considerar: avalie as suas tarefas entre o que é urgente, o que é importante, o que pode ser delegado e o que não é tão importante assim. As tarefas urgentes são aquelas em que não há mais prazo útil ou que impactam na produtividade de outra pessoa – mas nem toda tarefa urgente é de fato importante.

As tarefas importantes são as construtivas, que impactam diretamente na construção de um projeto. Entenda ainda que é possível delegar tarefas que nem sempre precisam ser desenvolvidas necessariamente por você. E as tarefas menos importantes devem também ser realizadas, mas não são uma prioridade. Além disso, “dar prioridade” é um dos principais critérios da gestão do tempo.

Adote um método de gestão do tempo

Há muitas formas e métodos de gestão de tempo – GTD, pomodoro, zen habits, etc. Você pode escolher uma forma de organizar melhor o seu tempo conforme as suas necessidades e conforme se sinta melhor em executar suas tarefas.

Há ainda recursos interessantes para fazer a gestão do tempo e a manutenção das suas atividades. Há aplicativos, softwares de gestão de projetos, agendas eletrônicas, planilhas, planners, e uma infinidade de ferramentas que ajudam a colocar a administração do tempo em prática. Ter uma agenda, por exemplo, seja eletrônica ou impressa, pode ser um ótimo ponto de partida.

Faça o tempo trabalhar para você

Muitos profissionais ficam obcecados com o tempo e a sua falta na rotina profissional. Mas quando passam a adotar métodos de gestão do tempo, mesmo que o restante de sua equipe ou colegas de trabalho não trabalhem do mesmo modo, conseguem contribuir melhor com as metas e objetivos da empresa, bem como adquirem maior capacidade de trabalhar com criatividade e equilíbrio, bem-estar e até se destacar, já que poderá assumir novos desafios. É também um modo de ser mais econômico. Quem utiliza o tempo ao seu favor consegue tomar melhores decisões e podem contribuir com a empresa de muito modos, inclusive ensinando e liderando, tornando-se uma referência na sua área de atuação.

Qual método de gestão do tempo você utiliza? Deixe abaixo o seu comentário!

Imagens: Pinterest

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation