Qual é a importância do idioma inglês no atual mercado de trabalho?

idiomas

Recentemente, a imprensa tem divulgado que falar apenas um idioma será o novo analfabetismo do século XXI. Há décadas vem se estimulando o aprendizado do inglês como uma exigência do mercado de trabalho. É uma língua universal, muito importante para lidar com projetos, clientes, conhecimentos e outros elementos que não lidam necessariamente com a língua portuguesa. Mas o inglês não é nem o mais falado idioma do mundo e não é a única exigência do mercado de trabalho. Veja um pouco mais sobre esta discussão.

Inglês necessário

Em qualquer segmento profissional, o inglês é uma exigência do mercado de trabalho e um diferencial para se conseguir uma vaga tão sonhada. Isso porque o idioma é uma necessidade no dia a dia, seja direta ou indiretamente. E quem não dominar o inglês, ou pelo menos um segundo idioma, encontrará dificuldades para crescer na carreira ou encontras oportunidades profissionais.

Contudo, mesmo que a língua inglesa (assim como o espanhol) está nos parâmetros curriculares nacionais, que abrangem a todas as escolas brasileiras, sejam privadas ou públicas, o ensino do segundo idioma é um verdadeiro desafio no Brasil, uma vez que até mesmo o ensino da língua nativa, o português, deixa a desejar.

O mercado exige que o profissional não apenas fale o inglês, mas se comunique amplamente neste idioma, construindo sentenças complexas, lendo textos de diferentes gêneros, escrevendo com perfeição, enfim, tendo o domínio da língua em diferentes contextos.

idiomas2

Em qualquer empresa, desde a leitura de um manual técnico de algum equipamento, a escrever um e-mail ou atender clientes, o inglês serve como intermediador a falantes de outros idiomas. Até mesmo as redes sociais e outros ambientes digitais de entretenimento pessoal, são bombardeadas por informações em inglês.

Aprender outros idiomas

Mas o inglês não é o idioma mais falado do mundo, apesar de ser atualmente o mais importante. Como você pode ver no quadro abaixo, o mandarim e o espanhol também estão em alta. Além disso, a escolha de um segundo idioma varia em que este será útil na prática profissional do indivíduo e até na sua meta de carreira: se a ideia é fazer uma pós-graduação na França, talvez seja mais interessante aprender o francês; se a ideia é trabalhar em uma empresa suíça, saiba que além do inglês, é importante investir no francês, no italiano e no alemão (idiomas oficiais daquele país); se o objetivo é atuar em Quebec ou em Montreal e se está pensando em se mudar para o Canadá, mesmo que o inglês seja amplamente falado, o francês predomina em muitas regiões.

inglês

Aprender um idioma novo tem seus custos e muitas vezes o profissional precisa dar prioridade a um ou outro idioma. Desta forma, deve compreender qual é o idioma que servirá mais a sua profissão e suas metas, mas é interessante manter o inglês entre estas prioridades. No futuro, segundo os especialistas, nem mesmo um segundo idioma além do nativo, mas uma terceira língua poderá ser exigida pelo mercado de trabalho – e em muitos casos, isso já acontece.

Quando começar a aprender um novo idioma?

Especialistas dizem que quanto mais cedo uma pessoa aprender um novo idioma, melhor. Quando crianças, temos mais facilidade em aprender uma segunda língua, pois o cérebro humano tem uma propensão genética e biológica para falar e adquirir linguagem.

Mas é importante dizer que o ser humano aprende desde o momento em que nasce até a sua morte, e não importa em que posição da sua carreira você está ou em qual faixa etária da sua vida você se encontra, investir tempo e dinheiro em um bom curso de idiomas fará toda a diferença em seu futuro profissional.

Veja também:

Como construir um currículo vencedor

7 habilidades que vão garantir o futuro da sua carreira profissional (pelo menos para os próximos dois anos!)

Que idiomas você fala além do português? Deixe o seu comentário!

Imagem: Pinterest

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation