Programa de trainee ainda é um bom investimento para uma empresa?

trainee

Para muitos, o programa de trainee está ficando obsoleto e requer muitos investimentos por parte das empresas. Já outros acreditam que estes programas são essenciais no novo modelo corporativo que está se propagando em todo o mundo. Veja quais as vantagens do programa de trainee para a sua empresa e saiba como torná-lo mais prático e enriquecedor para o profissional e para a instituição.

O que é um programa de trainee?

O programa de trainee tem duração média de um ano e remuneração média de R$ 4 mil – e isso atrai muitos jovens formandos ou profissionais formados recentemente. As empresas que possuem um programa de trainee buscam jovens que tenham terminado o nível superior há no máximo dois anos ou que vão concluí-lo em até dois anos. O objetivo do programa é selecionar jovens talentos que possam se desenvolver dentro da companhia e ocupar cargos de liderança.

trainee

Como o novo modelo de empresa busca cada vez mais formar seus profissionais dentro do ambiente corporativo e efetivar a aprendizagem multinível como forma de gerar novos conhecimentos e diferenciais para enfrentar o mercado – veja mais sobre isso nesta matéria que já publicamos sobre a diversidade no ambiente corporativo – a ordem natural é contratar profissionais recém-formados e com os conhecimentos necessários para a empresa e desempenho de suas funções, mas que sejam integrados com as estratégias da empresa e possam contribuir com a mudança organizacional.

Desta forma, os programas de trainee são uma ótima oportunidade de treinar bons profissionais para cargos estratégicos. Contudo, dependendo da empresa, este é um investimento caro e contínuo, que muitas vezes apresenta resultados em longo prazo. Em se tratando de tempos de crise, é um investimento que deve ser muito bem refletido.

Saiba que o trainee é uma figura histórica, ou seja, desde a Roma Antiga eram preparados profissionais com formação diferenciada para funções estratégicas. Apenas alguns destes eram selecionados. É mais ou menos assim que funciona com os programas atuais de trainee. Dentro de um período determinado, o profissional aprende conhecimentos valiosos e deve desenvolver as competências necessárias para desempenhar cargos de liderança – o que gera uma grande competitividade entre os participantes.

Recursos Humanos e a busca por jovens talentos

Para que os recursos financeiros da empresa possam ser bem empregados, o programa de trainee deve ser muito bem estudado e testado antes mesmo da contratação dos profissionais. Deve-se propor objetivos bem definidos e etapas organizadas, para que o profissional possa compreender o que está sendo pedido e qual o seu propósito dentro da empresa.

Deve-se ainda ter estratégias de avaliação e um direcionamento assertivo destes profissionais após o período do programa – é um desafio para muitas empresas saber onde alocar estes profissionais após o período de formação. A tutoria e a supervisão devem ocorrer a todo momento.

trainee

A proposta de utilizar programas de trainee é muito boa e deve continuar sendo uma forte tendência entre as empresas e especialistas de RH nos próximos anos, mas os problemas devem ser aparados: em tempo de crise, é preciso rever custos e o programa deve ser muito bem “amarrado” com os valores e estratégias da empresa.

Deve-se ainda pensar no futuro do profissional contratado, para que haja garantias reais de que é possível continuar na empresa após dois anos (média) de esforço e comprometimento no programa. Os ganhos para o profissional devem ser progressivos e é preciso que haja identificação com estas vantagens. O programa de trainee deve ser de alta performance e para profissionais que apresentam também competências e habilidades de alta performance.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest.

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation