Como responder “Por que você está procurando um novo emprego?” em uma entrevista

Poe que você está procurando um novo emprego?

Por mais que nos preparemos para uma entrevista de emprego, sempre corremos o risco de que as coisas não saiam como planejado e isso quase sempre tem a ver o tipo de respostas que damos ao que nos é perguntado. Existem muitas perguntas difíceis de se responder em uma entrevista, mas certamente “Por que você está procurando um novo emprego?” pode ser uma das perguntas mais traiçoeiras e difíceis de se responder.

Quaisquer que sejam as razões, você deve ser honesto e discreto. Sempre.

Não denigra a imagem do seu gestor atual ou mesmo dos seus colegas, ou mesmo dizer para o seu potencial empregador que você se sente mal remunerado. Lembre-se, a resposta que você der a essa pergunta pode se voltar diretamente contra você. Por isso ela é uma pergunta traiçoeira. Dependendo do que você responder, o seu possível empregador poderá se colocar no lugar do seu atual gestor e chegar ao seguinte raciocínio logico “se ele pensa isso de onde está, pode pensar isso aqui.” e mesmo que você esteja indo bem no processo seletivo, esse tipo de situação pode diminuir bastante as suas chances de conseguir um novo emprego.

“- Eu não sou reconhecido.”

“- Não cumpriram com o que disseram no inicio do meu trabalho e eu não fui promovido.”

“- Eu e meu chefe não nos damos bem.”

“- Eu quero ganhar mais.”

Esqueça esses tipos de respostas.

Ao invés de responder com esse tipo de resposta, responda com base nas abordagens abaixo e aumente as suas chances de conseguir um novo emprego.

SEJA HONESTO. Se a uma razão delicada para você querer um novo emprego, você precisa ser honesto e dizer isso na entrevista. Por exemplo, se você foi demitido, se você não se identificou com a cultura da empresa anterior ou algo do tipo, você deve informar ao seu potencial empregador – lembre-se que nesses casos, que podem ser muito delicados para serem relatados, é necessário manter a compostura, ser claro, não agressivo e impessoal. Não se alongue demais na explicação do motivo, mas diga sempre a verdade. Tenha em mente que a grande maioria dos processos seletivos podem ter uma severa coleta de referencias profissionais e aquilo que não foi dito por você pode ser dito de outra maneira por alguém do seu antigo emprego. Nesses tipos de situações, quanto mais diplomático for o argumento, melhor.

CONCENTRE-SE NO PRESENTE. Foque no tempo atual e não no passado. Deixe o entrevistador ou o seu potencial empregador saberem que você não deseja qualquer tipo de trabalho ou função, ou mesmo que não deseja ter exatamente o mesmo papel que tinha no antigo emprego. Se realmente esse argumento for verdadeiro, genuíno, diga-lhes por quais razões você acredita que a sua contratação é positiva para empresa e por que é positivo para você fazer parte da empresa. Além de avaliarem a sua aderência às necessidades da empresa, eles podem se convencer sobre as suas intenções de permanência e se interessarem pelos seus objetivos futuros. Seu foco principal nesse tipo de abordagem deve ser a motivação pela qual você realiza o seu trabalho e o que está procurando. Tão importante quando isso, e deixar claro como você pretende adicionar valor fazendo parte da empresa.

MUDANÇA POSITIVA. Olhando além do seu atual trabalho, seja ele tóxico ou desestimulante, o que você deseja da sua carreira profissional a curto e longo prazo? Talvez você tenha desenvolvido uma nova habilidade ou descoberto um talento no seu atual emprego que você sente que poderia ser melhor desenvolvida ou explorada em outra oportunidade profissional. Talvez você sempre tenha sido da mesma área profissional ou mercado e deseja um novo desafio fora desse âmbito (não se esqueça de dizer o porquê acredita nisso). Se você estiver fazendo uma transição grande, como saindo do setor privado e indo para o setor público e vice-versa, prepare as razões especificas para isso, sem que ela seja apenas focada no pacote de remuneração.

SIGA FIRME. Muitas vezes você pode ter pela frente um entrevistador que deseja testar os seus argumentos e motivações a fundo – afinal, o trabalho dele é garantir que a empresa para qual ele trabalha terá o profissional mais aderente possível ao que ela procura. Por isso, perguntas como: “No seu atual emprego você ganhar 30% a mais daquilo que podemos oferecer. Porque você deseja trabalhar aqui ganhando menos?” podem facilmente aparecer durante a entrevista de maneira inesperada. Siga em frente e diga que não é sobre dinheiro, é sobre desenvolvimento profissional e realização que você não tem no seu atual trabalho.

MANTENHA-SE POSITIVO. Foque na oportunidade atual. É importante falar sobre o passado, esclarecer alguns pontos e tirar possíveis dúvidas, mas mantenha sempre o curso para a oportunidade atual. Você não deve dizer tudo aquilo que leu sobre a empresa na entrevista, mas pode ser interessante levar um ou dois desafios atuais que a empresa tem e como você pode ajudar ela nisso (se o seu papel tiver relevância para isso). Se você não souber os desafios gerais da empresa ou mesmo não tiver relevância direta sobre eles, pergunte quais são os desafios da sua posição e quais são as suas ideias para vencê-los.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!
Um comentário
  1. Ana Cariacica

    Essa deve ser a pior resposta “- Eu e meu chefe não nos damos bem.” elimina com todas as chances de conseguir o emprego.

    P.S.: Adorei suas dicas, são muito boas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation