O que é o HR Tech e qual é a sua influência no futuro do RH?

hr tech

Você já ouviu falar em HR Tech ou RH tecnológico? Com a expansão das novas tecnologias, todas as áreas de uma empresa, bem como todos os segmentos empresariais, passaram por mudanças e se reestruturaram para se adequarem às novas demandas, cada vez mais relacionadas à tecnologia e ao conhecimento.

Hoje, não é mais um luxo fazer uso das tecnologias mais avançadas; é, na verdade, uma necessidade. Com o RH não é diferente: os Recursos Humanos se transformaram significativamente com os softwares modernos de gestão de pessoas e com a internet, assim como os critérios de contratação de profissional para a empresa mudaram e os requisitos são muito mais relacionados às capacidades tecnológicas das pessoas.

Integração e facilidades

A empresa é estruturada por processos integrados a partir das suas tecnologias. É possível perceber que a contabilidade, vendas, marketing, área jurídica, comunicação, atendimento ao cliente e também recursos humanos, entre outras, se comunicam com mais eficiência e geram informações que podem ser decisivas na tomada de decisão de seus gestores. Assim, o departamento de RH, bem como todos os demais, precisa estar integrado e comunicar-se no nível conhecido e dominado pelos funcionários e gestores de uma empresa.

hr tech

No caso do RH, controlar contratações, demissões, entradas, turnos, salários e outros dados relativos a funcionários digitalmente, sem perder o controle e eliminando problemas maiores neste processo agora é possível sem esforço. E não é só como apoio que as tecnologias fazem a diferença às rotinas do RH: todas as suas áreas passaram a fornecer recursos tecnológicos mais específicos, metodologias voltadas para a inovação e expansão tecnológica na empresa e amplia ainda mais os processos comunicativos da corporação.

É o caso dos treinamentos e capacitações e do monitoramento da produtividade – o T&D agora conta com ferramentas de gaming, sistemas educacionais na nuvem, avaliação de índices de produtividade com base no desempenho monitorado pelo próprio funcionário, recursos de educação a distância, que permitem que diferentes filiais e profissionais alocados em outras regiões possam se capacitar a qualquer momento e em qualquer lugar, e muito mais.

Não é novo o RH usar tecnologias diversas para otimizar as suas atividades, mas atualmente o RH se tornou ele mesmo mais tecnológico (RH tecnológico ou HR Tech é um termo cada vez mais comum nas empresas brasileiras. Trata-se de uma nova abordagem de Recursos Humanos, que atua através destes diferentes recursos e ferramentas, mas cujas metodologias também são de ponta e as práticas ajudam a alavancar o avanço tecnológico dentro da empresa. Isso gera diferenciais competitivos para a corporação no mercado.

Tendências para o HR Tech

E ainda é só o começo. Há muitas tendências que devem ganhar forma dentro do RH Tech nos próximos anos no Brasil:

  • As práticas de gestão de pessoas devem se acentuar dentro das redes sociais. Na verdade, as mídias sociais já se tornaram plataformas colaborativas de trabalho e isso irá se acentuar.
  • Os sistemas de gestão de pessoas devem fazer uso de métricas e captação de dados aos moldes dos usados nos meios digitais.
  • Outras formas de relação de trabalho devem surgir com o uso sistemático das novas tecnologias e novas ações de RH – é o caso dos home offices, que já é uma realidade.
  • Adoção de aplicativos para gerenciamento e análise de perfis profissionais e comportamentais serão ainda mais frequentes.
  • Gestão personalizada de talentos.
  • Integração otimizada de profissionais de diferentes áreas do próprio RH e de outras áreas da empresa, melhorando assim o poder de decisão dos gestores.
  • Facilitar o acesso à capacitações e treinamentos, bem como a outros recursos de desenvolvimento pessoal – como é o caso do Coaching e do Mentoring, por exemplo.
  • Os processos de inovação ficarão mais acentuados na área de RH.
  • Entre outras tendências.

Veja também: Como uma empresa deve comunicar um momento de crise financeira aos colaboradores?

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest.

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation