Novas habilidades: A chave para o crescimento profissional

Texto_ Novas habilidades_ A chave para o crescimento profissional

Adquirir novas habilidades profissionais tornam você um profissional melhor

Adquirir novas habilidades e conhecimentos é sem dúvida algum o passo número um para se desenvolver na carreira e manter o seu nível de empregabilidade sempre alto. Experiência, sem dúvida alguma, é muito importante, mas não se tem experiência se antes não se souber como fazer. Ter habilidades e conhecimentos novos, que muitas vezes são difíceis de se encontrar, tornam o seu perfil profissional muito mais valiosos para o mercado.

Por mais que grande parte das empresas ofereçam treinamentos dos mais diversos tipos, muitas vezes essas iniciativas são focadas apenas nas necessidades das empresa, além de muitas vezes não oferecerem certificados e certidões reconhecidos ou chancelados por órgãos reguladores. Oferecem apenas um certificado de conclusão de curso ou reconhecimento de horas cumpridas. Mesmo que a sua empresa não ofereça qualquer tipo de treinamento ou ferramenta para o seu desenvolvimento, você deve sempre buscar conhecimento que possibilite o desenvolvimento de novas habilidades e conhecimento.

Porém, com tantas opções de cursos, treinamentos, pós-graduações e etc., disponíveis presencial ou remotamente, é necessário pensar em algumas coisas antes de se matricular em qualquer um deles.

[COMPLETE O QUE VOCÊ ESCOLHEU] Não importa o motivo da sua escolha, seja para um curso online, seja um curso gratuito ou pago presencialmente, se você fez a sua inscrição, vá até o fim. Se a sua agenda é apertada ou se você não tem paciência, escolha assuntos que sejam do seu interesse, que lhe tragam frutos positivos na vida pessoal ou profissional. Isso aumenta as chances de você  terminar aquilo que se comprometeu. Depois, com o passar do tempo e com disciplina, você pode se inscrever em cursos que talvez não representem tanto para você, mas que possam ser interessantes em um futuro próximo.

[SAIBA O QUE ESTÁ SENDO VALORIZADO] Antes de sair por aí se inscrevendo em tudo o que é treinamento, curso e webinar, sem nenhum direcionamento, veja quais são realmente as habilidades e conhecimentos que o mercado em que você atua requer. Não caia na cilada de se inscrever em tudo o que você vê e acha que pode ser importante. Verifique a importância e a utilidade de cada tema para o seu desenvolvimento profissional.

[DESENVOLVA HABILIDADES TÉCNICAS] Desenvolva habilidades e conhecimentos que ajudarão você a melhorar o seu trabalho ou que abram novas oportunidades profissionais.

Mesmo que você não precise de habilidades técnicas para realizar o seu trabalho hoje, aprender e desenvolver habilidades sobre áreas novas ajudará você a se manter em contato com novo, com novas tecnologias, e isso pode ser o primeiro passo para possíveis facilidades no seu trabalho através destes conhecimentos, ou ainda, pode lhe preparar o um novo pré-requisito importante no futuro.

O Linkedin identificou 10 habilidades técnicas para se aprender em 2018:

  • Cloud e Distributed Computing
  • Análise estatística e Data Mining
  • Middleware e Integration Software
  • Web Architecture e Development Framework
  • User Interface Design
  • Sistemas de controle de revisão de software
  • Data Presentation
  • SEO/SEM Marketing
  • Mobile Development
  • Rede e segurança da informação

[DOMINE AS “SOFT SKILLS”] As comumente chamadas “soft skills”, podem ser traduzidas como habilidades e conhecimentos de interação social ou mesmo as habilidades que não são técnicas no sentido exato, numérico e racional. Porém, engana-se quem acha que as Soft Skills são habilidades menos importantes do que as habilidades técnicas.

Pense no pior colega de trabalho ou professor que você já teve. Provavelmente, eles estão na sua memória por terem baixa aptidão em soft skills como empatia, trabalho em grupo, comunicação, e etc. As habilidades soft skills são importantes nos dias de hoje devido ao fato de estarmos conectados, de termos fácil acesso uns aos outros e de precisarmos da colaboração uns dos outros. Elas facilitam o trabalho em equipe, o desenvolvimento e conclusão de tarefas e coisas do tipo.

De acordo com a pesquisa do LinkedIn, estas são as quatro principais habilidades sociais em demanda para 2018:

  • Liderança
  • Comunicação
  • Colaboração
  • Gerenciamento de tempo.

[ESCOLHA O TIPO DE CERTO DE TREINAMENTO] Você aprende melhor em contato com outras pessoas, podendo colaborar com elas ou prefere aprender sozinho? Você já fez algum tipo de curso online?

Essas são algumas perguntas que você deve se fazer antes de escolher e se matricular em qualquer curso sob demanda que seja.

Graças a evolução tecnológica do nosso tempo, temos muitas opções sobre como, quando e onde receber novas informações. Temos acesso a plataformas de conhecimento por computador, celular, áudio, game e mais uma dezena de novos canais.

Temos ambientes fechados como Udemy e Coursera, e ambientes abertos, além de uma série de opções no Youtube.

Todas essas opções são acessíveis e algumas até tem disponíveis cursos das melhores faculdades do mundo.

Uma outra alternativa bem interessante e muito usual, é pedir que alguém que detenha o conhecimento que você deseja ter lhe dê aulas particulares presenciais ou remotas. Isso está sendo muito utilizado pelas empresas de hoje em treinamentos in company ou mesmo como forma de propagar o conhecimento entre os seus colaboradores.

[USE O SEU CONHECIMENTO] Colocar no seu currículo e no seu perfil do LinkedIn os cursos que você concluiu é bacana, mas não é suficiente para aumentar o seu nível de empregabilidade e nem para lhe garantir novas e consistentes oportunidades profissionais.

Os seus possíveis futuros empregadores querem saber o que você fez com o conhecimento que você adquiriu, onde e qual o resultado teve com as suas novas habilidades e conhecimentos.

Umas das formas mais sólidas de consolidar o seu aprendizado e ao mesmo tempo desenvolver outras habilidades, é repassar o seu conhecimento para outras pessoas. Você pode compartilhar o seu conhecimento com colegas de trabalho, trabalho voluntário, disponibilizar o seu conhecimento na web através de webinars e treinamentos online. Essas iniciativas podem não só consolidar o seu conhecimento, como gerar novas oportunidades profissionais, inclusive dentro da sua empresa.

Veja mais: Como se tornar um candidato interessante: usando experiências de vida para ter destaque

[CONTINUE APRENDENDO] Sempre haverão novos conhecimentos e os empregadores estarão sempre à procura de pessoas com habilidades e conhecimento de ponta. Cabe a você se manter sempre atualizado e competitivo no mercado, possuindo os conhecimentos e habilidades que o mercado espera de um profissional qualificado. Seja curioso e continue sempre aprendendo coisas novas.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation