Quais as estratégias que um candidato pode usar para se destacar em uma entrevista de emprego?

A entrevista de emprego é apenas uma barreira que separa o candidato da vaga tão sonhada. Além disso, este momento, que causa tanto nervosismo em grande parte dos candidatos, não precisa ser uma experiência ruim, mas sim uma oportunidade para conhecer melhor a empresa, tirar suas dúvidas e até expandir sua rede de contatos. Tudo depende, na verdade, da atitude do candidato. Confira algumas estratégias interessantes para se destacar em uma entrevista de emprego e garantir a sua vaga!

Olhe nos olhos

Olhar nos olhos transmite confiança em si mesmo, honestidade, credibilidade e interesse. Manter o contato visual com o entrevistador é muito importante, pois isso permite uma ligação mais profunda. Lembre-se que você não tem nada a esconder. Mas olhe nos seus olhos sem encará-lo demais, para a sua atitude não ser vista como uma ameaça.

Vista-se apropriadamente

Esta é uma das estratégias mais importante de marketing pessoal. Se a vaga é formal, vista-se com peças mais neutras, de corte reto e em ótimas condições de uso. Se a vaga é para um cargo mais informal, na área de criatividade, por exemplo, você pode até ir de modo mais casual, sem se desprender do bom senso – peças em altura apropriada, sem decotes ou camisas sem mangas, com poucos acessórios e, no caso das mulheres, maquiagem básica e discreta. Cuide também dos cabelos (aparados e penteados), unhas bem feitas (com esmalte básico, no caso das mulheres), barba bem aparada, etc. A roupa diz muito sobre você – é preciso se lembrar disso.

Cuide com erros da língua

Muitos recrutadores descartam pessoas que falam errado ou não conseguem se expressar de modo formal – sem gírias e expressões casuais. A linguagem deve ser formal e clara, de modo pausado e calmo, sem atropelos, para que o entrevistador conheça aquilo que você tem de melhor.

Mantenha-se calmo

Seja formal como se tivesse conhecendo uma pessoa nova e decisiva neste momento da sua vida (pois de fato você está), mas mantenha a calma de quem conversa com alguém que já conhece há muito tempo. Esta é uma estratégia importante para se livrar no nervosismo. Lembre-se de que ficar nervoso não o deixará mais perto de seus objetivos – pelo contrário, pode botar tudo a perder. A pessoa à sua frente é um entrevistador profissional e saberá conduzir a situação. Seja você e não tenha medo.

Fale sempre a verdade

Não tem coisa pior para um candidato ser contrariado após dizer algo que não aconteceu ou mentir sobre alguma de suas características. Fale sempre a verdade e dê referências de suas experiências anteriores. A mentira sempre leva à contradição, mesmo que o candidato seja efetivado.

Fale de suas metas pessoais em relação ao emprego

Mostre-se interessado e motivado a trabalhar na empresa – e seja verdadeiro. Quando for questionado sobre o porquê quer trabalhar ali, diga o quanto esta vaga poderá ajudá-lo a conquistar seus objetivos profissionais e em que você pode contribuir para o desenvolvimento da área escolhida. Mostra que você não está ali por acaso.

Não fale sobre sua intimidade ou sobre problemas nos empregos anteriores

Você não está ali para contar caso ou falar mal de seus antigos colegas e empregadores. Também não é a ocasião para falar de seus problemas pessoais. Foque na sua profissão e nas novas experiências que estão por vir. Lembre-se de que falar mal de antigos empregos é antiético e causa uma péssima impressão, e falar de sua vida pessoal e dos problemas que vem enfrentando, como se quisesse comover o entrevistador, só irá afastar esta oportunidade de você. Responda o que é solicitado, sem dar voltas desnecessárias.

Prepare-se com antecedência

Saiba tudo sobre a empresa antes de ir para a entrevista de emprego. Busque informações em seu site, e se possível, até mesmo com outros funcionários e pessoas que já trabalharam lá. Repasse o seu currículo e veja se não faltou alguma informação ou se há erros de gramática ou ortografia. Confira se seus contatos estão corretos. Veja ainda se tem a documentação necessária para a contratação, caso aconteça. Analise quais podem ser as perguntas que o entrevistador poderá fazer e tenha em mente possíveis respostas. Saiba quais são seus pontos fortes e suas fraquezas e seja estratégico. Preparar-se faz toda a diferença na conquista da vaga desejada.

Seja gentil

Seja cordial e gentil. Sempre cumprimente ao entrar e sair da sala e a todos os presentes, sorria de modo estratégico, quando de fato a situação for descontraída, esteja disposto a conhecer o local e a fazer testes seletivos, caso isso seja preciso. Sempre responda as perguntas enaltecendo pontos importantes sobre a sua experiência. A gentileza sempre transmite uma ótima impressão.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!
Postado por / 21/03/2016 / 0 Comentários
Postado em
Recursos Humanos
Peopleminin

Peopleminin

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation