Está esgotado? Veja os sinais de que você precisa dar um tempo na sua carreira

Esgotado

A vida contemporânea profissional tende a ser corrida, apressada, dinâmica e na maioria das vezes exaustiva. O esforço para se alcançar os objetivos profissionais muitas vezes são extenuantes, impactando diretamente nas outras esferas sociais como vida social, familiar e a própria integridade física. O desgaste provocado nessas outras esferas muitas vezes retroalimenta o desgaste na vida profissional, criando e mantendo um ciclo vicioso danoso e muitas vezes fatal.

Mas como saber qual é a hora de parar, de tirar um tempo para si e recarregar as energias?

Rachel O'Meara[VOCÊ NÃO GOSTA MAIS DO SEU TRABALHO] “Se antes, você costumava amar o seu trabalho e carreira, e agora o odeia, essa mudança de perspectiva está dizendo que algo mudou.”, diz Rachel. Em seu livro, Rachel explica como ele costumava chegar no trabalho feliz e motivada para resolver todos os desafios da sua área e os problemas dos seus clientes.

Mas isso mudou quando ela assumiu responsabilidades maiores como gerente e se sentiu com menos flexibilidade do que antes e completamente estressada. Ela sugere que você pense e reflita se ainda gosta do que esta fazendo no seu trabalho, ou se, em vez disso, você se sente menos satisfeito e desafiado do que anteriormente – e, possivelmente, está pronto para uma possível mudança de ares. “Quando você se dá um tempo ou intencionalmente muda o seu comportamento e visão sobre o seu cotidiano as chances de voltar a ter prazer de fazer o que você fazia antes são grandes.”, diz O’Meara.

Veja: Como avaliar a sua atual relação com o seu trabalho

[A SUA PERFORMANCE ESTÁ BAIXA] Quando o seu chefe diz que a sua performance está baixa e que o seu papel dentro da empresa não está funcionando, é um claro sinal de que algo precisa ser feito, inclusive se dar um tempo para pensar.

“Seu chefe pode perguntar: Tem certeza de você quer continuar a trabalhar com isso?” Quando esse tipo de situação acontece, Rachel O’Meara sugere que pode ser um bom momento para se dar um passo atrás e desenvolver  novas habilidades ou mesmo escolher um novo caminho de carreira.Uma grande dica que ela dá e não encarar de forma negativa as opiniões a seu respeito, mas sim aceitar esse tipo de feedback como um direcionamento de que algo precisa ser mudado.

Veja: [Me sinto estagnado no trabalho] 3 sinais de que você precisa de algo novo

[VOCÊ ESTÁ SEM FOCO] “Se alguém lhe disser que você está ficando muito tempo no celular, vendo coisas que não são do seu trabalho ou quando você percebe que está checando o seu e-mail pessoal com muita frequência, é sinal de que você está perdendo o seu tempo com algo que não deveria perder.”, diz O’Meara.

“É importante criar independência de dispositivos tecnológicos, de mídias sociais, aplicativos de conversa e etc. – para se impor alguns limites.” Ela também enfatiza a importância de se observar as razões do vício em tecnologia, seja qual forma ela tomar. “Pergunte a si mesmo o que está por trás do seu apego a um determinado aplicativo.”, diz ela.

“Em uma determinada situação, eu reconheci que a razão do meu vício em tecnologia era a minha fome por informação.”

[UMA GRANDE MUDANÇA] Uma mudança importante ou um grande evento na sua vida pode significar que uma quantidade grande de energia e tempo deveram ser gastos, e isso pode significar um bom momento para se dar uma pausa na carreira. “Talvez seja um problema de saúde seu ou de um familiar, ou você foi demitido ou ainda está enfrentando outros tipos de problemas.”, explica O’Meara.

“Muitas vezes queremos realizar grandes mudanças na nossa vida, dar um novo significado a algumas coisas e esse tipo de coisa consome recursos que muitas vezes são únicos e não podem ser compartilhados em mais de uma área.”

Ela acrescenta ainda que quando você tira um tempo deliberado para si, para resolver questões pessoais ao invés de permanecer cegamente no mesmo caminho, você tem a oportunidade de avaliar com mais consciência as suas escolhas atuais e alinhar o que realmente tem significado para você.

[SURGE UMA NOVA OPORTUNIDADE] Não é todos os dias que uma nova oportunidade empolgante surge na nossa vida. Quando isso acontece, pode ser um bom momento para se dar um tempo na vida profissional. “Se você sente vontade de seguir uma paixão, mas não o faz, é fácil dizer que não tempo, que está muito ocupado, e não fazer nada.” Observa O’Meara.

“Mas quando uma oportunidade única se apresenta, você pode decidir entrar de cabeça e explorá-la.” Ela reconhece que isso nem sempre é fácil de acontecer, deixar um emprego por outro é sempre arriscado ou mesmo se dedicar a um projeto pessoal sem ter feito alguma economia, por exemplo”.

Veja: As 4 regras de Richard Branson para tomar decisões difíceis

No entanto, Rachel O’Meara acredita que é importante tomar decisões conscientes que estejam alinhadas com as emoções e anseios pessoais em nível profundo para saber discernir o que é positivo ou não. “Às vezes você precisa enfrentar os seus medos e ir em direção do desconhecido para poder expandir os horizontes e dar o próximo passo.”

Eduardo Saigh é formado e pós-graduado em marketing pela ESPM. Atuou com sucesso na área de marketing e comunicação durante 8 anos, quando decidiu mudar de carreira e empreender na área de desenvolvimento humano. Após três anos na nova área, aceitou o desafio de fazer a restruturação da área de RH na Hays, uma das maiores consultorias de recrutamento e seleção especializadas do mundo. Atualmente é o head da Elliott Scott, multinacional especializada no recrutamento e seleção de profissionais de RH e sócio fundador da Peopleminin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation