Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego

Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego

A entrevista de emprego é uma etapa importante em um processo seletivo. Separamos 15 dicas brilhantes para você se dar bem nas entrevistas de emprego que participa.

#01 Para garantir que as suas habilidades e qualidades se destaquem e causem grande efeito, você precisa ser capaz de citar exemplos. Use exemplos de situações de trabalho, de lazer e atividades de voluntariado, da sua educação ou da vida doméstica.

#2 Com a atual concorrência por emprego nesse difícil clima econômico, não deixe que a falta de confiança o desencoraje quanto estiver falando de dinheiro. Certifique-se de ter considerado qual é mínimo que aceitaria e quanto gostaria de ganhar. Se tiver isso claro em mente, as chances de parecer desajeitado e vulnerável quando estiver discutindo salário serão menores. Lembre-se, ainda, de que o pior que pode acontecer, se você pedir mais do que pretendem lhe pagar, é que digam: “Lamento, não podemos lhe oferecer isso”.

#03 Dê respostas positivas. Elas são adequadas a diferentes circunstâncias de vida, assim como mostram que você tem/teve controle da situação, não importando quantos limites ou obstáculos enfrente/enfrentou.

#04 Eis um jeito rápido de descobrir se estão lhe fazendo perguntas com foco em competências. Elas vão começar com frases do tipo: “Descreva uma ocasião…”, “Exponha uma situação…”, “Conte-me sobre a época em que…” etc. Assim, você estará sendo aberto e, claramente, convidado a descrever experiências específicas e reais.

#05 Enfatizar todas as suas experiências valiosas causa uma melhor impressão. É comum que os candidatos descartem experiências úteis como se fossem irrelevantes. Trabalho voluntário, como ser aprendiz e ajudar nos negócios da família, são exemplos comuns de tópicos que os candidatos negligenciam.

#06 Entrevistadores não devem fazer perguntas que levem a respostas do tipo “sim” ou “não”. Se fizerem, você mesmo deverá compensar isso trazendo exemplos que completem essas respostas.

#07 Para causar a melhor impressão possível, deixe claro que, mesmo tendo recebido um golpe de sorte ou enfrentado dificuldades consideráveis ao procurar emprego, você sempre se manteve ativo, no controle e pronto para tomar decisões.

#08 Não se sinta desencorajado por perguntas que parecem criticar as suas decisões: você as está explicando, não as justificando. Também é possível que eles queiram ver se você “fica na defensiva”; por isso, não caia nessa.

#09 Você vai causar uma impressão muito melhor se falar aos entrevistadores sobre as suas atividades de lazer, em vez de deixar que eles deduzam por si mesmos. Se você gosta de jardinagem ou de manutenção de carros, não deixe que o entrevistador deduza isso baseado nas pistas que você mostra nas mãos ou nos sapatos.

#10 Se você achar, às vezes – não importa o tema -, que pode estar prolongando-se na resposta ou tornando-a complexa, seria bom dar uma pausa e checar se o entrevistador deseja que você fale mais. Se ele declinar o seu oferecimento, não se sinta desanimado; provavelmente, você já falou o suficiente para convencê-lo ou ele tem perguntas especificas que quer fazer em seguida, mais do que explorar o tema que vinha sendo abordado. Perguntar ao entrevistador o que ele gostaria de ouvir também demonstra que você é autoconfiante e tem o controle de si mesmo.

Veja mais: 10 dicas para garantir um estágio de sucesso

#11 Não dê um tiro no próprio pé. Se você teve experiências horríveis, perdeu o emprego, por sua culpa ou não, isso é passado e não vai emergir das referências que você deu. Então, não as mencione.

#12 Para assegurar que cause uma boa impressão, espere perguntas que foquem no seu desempenho no trabalho, os seus sucessos, os fracassos, as satisfações, as dificuldades e as atitudes para com os clientes, além dos relacionamentos com os colegas de trabalho.

#13 “Mostre, não fale”, é o que dizem os atores de cinema. No contexto das entrevistas, procure sempre dar um exemplo para corroborar o que disser.

#14 Se você parecer muito maravilhoso, os entrevistadores poderão desconfia; por isso, esteja preparado para justificar a sua resposta ou dar mais informações que sustentem o que você disser.

#15 O diretor de recrutamento e seleção de uma grande rede varejista comentou, recentemente, que muita gente qualificada parece candidatar-se a tudo e qualquer coisa; isso torna difícil saber o que essas pessoas realmente acham da empresa. Se você tem que se candidatar a cargos em diversas empresas, encontre uma maneira de descrever a sua estratégia, senão estará apenas sugerindo uma falta de foco.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation