Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego – Parte 2

Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego – Parte 2

A entrevista de emprego é uma etapa importante em um processo seletivo. Continuamos a nossa série de dicas brilhantes para se dar bem em entrevistas de emprego.

#16 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Seja sempre abrangente – pense muito no que lhe deu uma verdadeira sensação de realização. Tente não usar exemplos sempre relacionados a uma situação de trabalho.

#17 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Nunca tente parecer inteligente demais ou fazer com que o entrevistador sinta-se excluído. Isso causa uma impressão terrível. Evite jargões e não use siglas confusas quando falar sobre a sua formação acadêmica. Nem todos os recrutadores estão familiarizados com as siglas dos cursos e das qualificações. Certifique-se de que você e o seu entrevistador saibam do que estão falando.

Veja mais: Dicas brilhantes para uma entrevista de emprego

#18 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Se lhe fizerem diversas perguntas desagradáveis e injustas, talvez você deva questionar se esse é o tipo de empresa na qual quer trabalhar.

#19 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Empresas norte-americanas e outras grandes multinacionais são especialmente partidárias de roupas bastante formais. Se você for se candidatar a uma vaga em uma delas, seja particularmente meticuloso com a sua aparência.

#20 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Perguntas agressivas costumam começar com a palavra “por que”: “Por que tomou essa decisão?”, “Por que esse problema surgiu?”. Mantenha a calma. Não entre em pânico, não dê uma resposta pobre e procure não levar para o lado pessoal.

#21 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Competências transferíveis são exatamente isso: uma habilidade aprendida em uma situação que pode aplicar-se a outra. Se você é capaz de resolver um problema de engenharia, pode muito bem aplicar a mesma lógica a um problema financeiro; se pode criar um esquema de cores criativo para decorar a sua casa, pode ter uma boa ideia para o design da capa de um folheto e assim por diante.

#22 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Verifique que cargos similares em empresas similares valem a pena antes de comprometer-se e, então, seja realista, porém otimista. Não tenha medo de perguntas relacionadas à sua pretensão salarial. Se pedir mais, o pior que pode acontecer é que digam “não”. Se pedir pouco, provavelmente eles não o persuadirão a pedir mais.

#23 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Evite respostas como “Vi um programa de televisão sobre isso e me pareceu muito interessante”, ou “Sempre fui fascinado por engenharia metalúrgica”, ou “Não sei”. É claro que é bom ser fascinado por alguma coisa, mas você precisa de uma razão e de uma explicação um pouco mais esclarecedora sobre a origem desse fascínio.

#24 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Se o seu passatempo favorito é fazer dança folclórica ou jogar em seu IPhone, é melhor que guarde isso para si mesmo. É melhor que certos hobbies sejam tratados como assuntos pessoais (desculpem-me, fãs de danças folclóricas…)

#25 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Você pode causar uma impressão marcante não se intimidando perante perguntas hostis. A sua calma e o seu jeito aberto revelarão muito sobre você. Essas perguntas refletem reais preocupações do entrevistador e visam, mais uma vez, testar o seu nível de comprometimento.

#26 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

É melhor preparar-se para qualquer entrevista na certeza de que não será discriminado; portanto não perca horas ruminando a legislação.

#27 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

De qualquer forma que venha a se vestir, procure usar algo que faça sentir-se elegante e confiante, mas que ainda o faça ser você mesmo.

#28 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Se você souber o que tem para oferecer e puder apresentar isso de forma eficaz, estará no caminho certo para ter um brilhante desemprenho na entrevista e causar uma ótima impressão.

#29 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Você não vai causar uma boa impressão se usar clichês. Nada de respostas “diferenciadas”, de ver “além do horizonte”, de dizer “o meu defeito é ser perfeccionista”. Usando outro clichê, esse tipo de coisa não quebra o gelo com a maioria dos entrevistadores. Obviamente, exemplos vividos surtem um efeito muito maior.

#30 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Assegure-se de saber o que significa “competência”. Ter competência significa ser apto a fazer algo, ter a habilidade para desempenhar uma tarefa ou satisfazer, efetivamente, uma função.

#31 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Um potencial inconveniente das perguntas com foco em competências é que elas miram o passado e não perguntam “Como você pode contribuir?”. Para combater isso, agarre as oportunidades que surgirem para você mostrar ao entrevistador como você pode contribuir agora para o sucesso da empresa.

#32 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Lembre-se de que você chamado para uma entrevista. Você não está lá somente para fazer número, de modo que, independentemente de qualquer aspecto ruim que você imagine que tenha, provavelmente eles gostaram do que viram no papel.

#33 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Escolha palavras positivas, como “útil”, “considerável”, “abrangente” e “relevante”. Evite palavras e expressões negativas como “somente”, “um pouco”, “limitado” ou “não muito” ao descrever as suas atividades e a sua experiência.

#34 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Tire proveito de perguntas que lhe peçam para fornecer informações aparentemente factuais, como: “O que isso implica?” e “Quais são as habilidades essenciais para…” Use a oportunidade para acrescentar comentários positivos sobre si mesmo.

#35 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Qualquer que seja o tipo de emprego que esteja procurando, pesquise o máximo que puder antes de ir à entrevista. Assim, estará bem informado e poderá responder as perguntas elaboradas a fim de descobrir quanto se esforçou antes da entrevista. E o mais importante de tudo, terá uma ideia mais clara sobre o que vai querer saber na entrevista! Isso é particularmente importante quando você se vê diante de uma  pergunta como: “Há alguma pergunta que queira nos fazer?”

#36 Dica brilhante para uma entrevista de emprego

Às vezes, relacionamentos tensos com colegas difíceis pode ser a razão para procurar um novo emprego. Nunca declare isso como motivo para pedir emprego – o relacionamento com os colegas é muito importante para as empresas, uma vez que sempre perguntam se você “se encaixaria” lá.

 

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation