Como competir com os millennials no ambiente de trabalho

Como competir com os millennials no ambiente de trabalho

Aumente seu valor como profissional aprimorando suas habilidades sociais, assumindo mais responsabilidades e evitando estereótipos.

A geração dos “Millennials” – também conhecidos como a geração Y, aqueles nascidos entre 1979 e 1995 – estão a caminho de ocupar 46% da força de trabalho dos EUA até 2020. Como resultado, muitas organizações estão aprendendo a melhor maneira de atender seu estilo de trabalho e valores. Então, com a geração do “milênio” em ascensão no local de trabalho, como você pode competir com eles, inclusive sendo você um millennial?

Primeiro, é importante reconhecer que, apesar dos estereótipos e das diferenças gerais entre gerações, os estudos mostraram que todas as gerações que trabalham no mesmo lugar tendem a compartilhar os mesmos objetivos profissionais. São objetivos comuns como causar um impacto positivo, perseguir uma paixão e ter um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

[IDENTIFIQUE AS SUAS HABILIDADES SOCIAIS] Soft skills são coisas que os empregadores geralmente não podem ensinar, mas que contribuem muito para o seu sucesso profissional. Habilidades sociais, como comunicação eficaz, pensamento criativo e trabalho em equipe, são essenciais para qualquer posição em qualquer setor. No entanto, muitos profissionais subestimam suas habilidades sociais e dão mais importância às habilidades técnicas como o conhecimento de um programa de software conhecimento em matemática ou a capacidade de operar determinadas máquinas. Não importa qual seja a geração, recrutadores e selecionadores valorizam e buscam habilidades técnicas, além de habilidades complexas, e, em alguns casos, valorizam mais as habilidades sutis, as “soft skills” porque essas são habilidades que eles não podem ensinar.

Veja mais: Geração Z: Você está preparado para o primeiro emprego?

Identifique suas habilidades sociais pensando sobre coisas que lhe são fáceis.

Você também pode achar útil perguntar a amigos e familiares como eles descreveriam você. Com o que as pessoas lhe pedem ajuda? Em seguida, determine quais habilidades virtuais seriam mais valiosas para o trabalho ou a função que você deseja preencher.

Em seguida, faça um esforço para melhorar suas habilidades sociais. Para fazer isso, tente coisas como:

  • Faça cursos online em sites como Udemy.com ou Coursera.com.
  • Leia livros sobre novos tópicos.
  • Escolha um hobby para aumentar a criatividade.

Muitos millennials valorizam o aprendizado contínuo, portanto, faça um esforço para fazer o mesmo. Determine duas maneiras de começar a melhorar suas habilidades sociais nesta semana. Isso ajudará você a se destacar no seu time e na sua organização, tornando-o mais valioso para sua área de atuação.

[TOME A INICIATIVA] Pense em como você lida atualmente com problemas no trabalho. Você toma tempo para identificar os problemas e reportá-los, ou toma a iniciativa de pensar em soluções para resolver os problemas? Se algo não está funcionando para sua equipe, você oferece ajuda ao pensar em novas soluções? Se houver um conflito no local de trabalho, você toma a iniciativa de administrá-lo e resolvê-lo? Tente envolver seus colegas de trabalho em iniciativas positivas para o seu departamento. Isso mostrará aos seus gestores que você é um funcionário valioso e que você está qualificado para assumir uma responsabilidade maior.

Leia também: Como motivar e engajar a geração Y?

[EVITE ESTEREÓTIPOS] Ao competir com a geração do milênio por uma posição ou promoção, evite usar um estereótipo em seu argumento para explicar por que você deve ser contratado ou mesmo promovido.

Concentrar-se em estereótipos pode ter o efeito oposto do desejado. Um gestor pode achar que você é excessivamente crítico em relação aos outros e/ou tímido, especialmente se o ele também for um millennial. Em vez disso, concentre-se no que o torna único para a sua área. Talvez você tenha experiência em diferentes áreas do seu setor, seja certificado para um determinado aspecto do trabalho, ou seja, um especialista na sua área tornando o um funcionário completo.

Se você é um candidato a emprego, destaque o que o torna único em seu currículo e prepare histórias para destacar como esses aspectos forneceram resultados mensuráveis em suas posições anteriores. Se você estiver concorrendo a uma promoção, prepare uma apresentação para o seu gestor destacando como você contribuiu positivamente para a sua organização e como seu conjunto de habilidades exclusivas trará valor em uma posição mais alta.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation