Como trabalhar com recrutadores e selecionadores para conquistar o seu próximo emprego

recrutadores e selecionadores

Recrutadores, selecionadores e headhunters desempenham um papel único e muito importante em qualquer processo de seleção em que estejam envolvidos. Normalmente, eles são contratados para encontrar os melhores talentos e os colaboradores que farão a diferença positiva para uma empresa quando a empresa não consegue fazer isso por si mesma. São remunerados com base na remuneração do candidato selecionado, o que os impulsiona quase sempre a encontrar e sugerir para a empresa o candidato que une competência com alta pretensão salarial.

Ser contratado via um profissional de recrutamento e seleção, tenha ele o nome que for, pode ser considerado uma validação do perfil profissional do candidato e certamente fará com que o processo de seleção seja mais rápido e eficiente do que acionar toda a rede de contatos, aplicações infindáveis nos sites das empresa e sites de emprego que não funcionam – na esperança de ter alguma resposta, por pior que ela seja. A grande verdade é que, por mais que as mecânicas de recrutamento e seleção tenham evoluído com o advento massivo e estratégico da tecnologia, melhora nos processos de atração e investimento, o uso do recrutador e selecionador ainda tem grande valor para as empresas e deve ser enxergado pelos candidatos como um parceiro estratégico extremamente importante.

Aqui estão alguns pontos importantes para se pensar em trabalhar em parceria com um recrutador.

[ENCONTRE RECRUTADORES QUE ATUAM ONDE VOCÊ ATUA] Quando mais específico você for maior será a sua chance de conseguir se destacar frente a um recrutador. Para isso, busque os profissionais de recrutamento e seleção que atuam no mesmo mercado e segmento que você, isso fará uma enorme diferença na sua carreira, não só pela possibilidade de conseguir um novo empego rápido, mas de  trocar informações e tendências de mercado que podem ser muito uteis para você. Afinal, um bom especialista em recrutamento e seleção tem a obrigação de entender qual é o atual momento do mercado em que atua e quais são as possíveis tendências dele para o futuro. Sem esse conhecimento, ele não será capaz de avaliar os potenciais novos talentos.

Veja também: Por que devo ter sempre o meu LinkedIn atualizado?

DICA: Use o LinkedIn para encurtar as distâncias e se aproximar dos recrutadores que atuam na sua área de trabalho. Clique no ícone da lupa na caixa “Pesquisar” e faça uma pesquisa simples. Se você atua em recursos humanos , busque por exemplo “RH e Recrutamento e Seleção” ou se você atua com marketing, busque por “ recrutamento e marketing”. O ideal é começar com um filtro abrangente, amplo e depois ir restringindo os contatos até chegar aos profissionais especialistas na sua área de atuação.

[TOME A INICIATIVA] Recrutadores, selecionadores e headhunters, por definição tem uma agenda cheia. Falam com muitas pessoas diferentes por dia e por isso um contato proativo do candidato é sempre bem-vindo. De acordo com uma pesquisa da RiseSmart, 73% dos recrutadores acham positivo quando um candidato os contata para fazer parte da sua rede de contatos. Hoje, grande parte dessas conexões é virtual, principalmente usando o LinkedIn como ferramenta.

DICA: Ao iniciar um contato virtual, seja educado e cordial. Lembre-se, por mais que um headhunter precise de candidatos qualificados para as oportunidades que ele tem em aberto, isso não quer dizer que ele tenha alguma obrigação com você.

[AJUDE] Por mais evoluídas e dinâmicas que estejam as relações entre candidatos, recrutadores e empresas, por mais acesso que se tenha a perfis profissionais, raramente se consegue mapear totalmente um mercado com todos os seus candidatos. Por isso, indicações de contatos profissionais ainda são muito valiosas e podem ser o atalho para a solução dos problemas de muitas pessoas, inclusive de headhunters que buscam um determinado tipo de profissional que não são fáceis de se rastrear.

Veja também: Como conseguir um emprego através do seu networking

Tenha certeza de quando se ajuda um recrutador com indicações, ele não esquecerá de você e fará um esforço para fortalecer as relações com você, e ajuda-lo quando você precisar.

DICA: Não raro, quando um recrutador liga para você pedindo indicações de profissionais com um perfil parecido com seu, ele pode estar oferecendo a posição indiretamente para você, mas pode não fazê-lo por ter receio da sua resposta. Por isso, sempre atenda e respeite um selecionador que entre em contato com você. Ele pode estar querendo lhe oferecer o emprego que você tanto procura.

[ATENTE-SE AOS CONSELHOS E INSIGHTS] Recrutadores e selecionadores, por definição, são profissionais que passam grande parte do dia entre a busca e avaliação de possíveis candidatos e alinhamento e atendimento das necessidades de gestores ou empregadores que tenham postos de trabalho abertos. Justamente por esse trânsito, são profissionais que detém muitas informações sobre vários mercados, tendências, perfis mais buscados e claro, movimentações  confidenciais – que nem sempre são tratadas com sigilo é verdade, mas que podem representar alguma oportunidade.

Eles também sabem como funcionam as empresas, processos, métodos, expectativas e até o perfil de gestores e líderes e esse tipo de informação pode ser muito importante para um processo seletivo que se participe ou mesmo para definir se determinada empresa tem aderência aquilo que se procura. Um bom recrutador sempre poderá lhe ajudar com informações sobre os seus desafios profissionais, sobre a oportunidade que eventualmente vocês venham a trabalhar em conjunto. Um bom recrutador será sempre aquele que contribuirá para a carreira do candidato de maneira construtiva ao mesmo tempo em que contribui para o crescimento da empresa recrutando e selecionando o melhor candidato para a posição.

 

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation