Como tirar o máximo de um programa de estágio?

estágio

Você é estagiário? Está aproveitando bem a oportunidade de estágio? Para ter sucesso em seu programa de estágio e garantir a efetivação na empresa, é importante estar atento a algumas dicas e boas práticas. Veja a seguir como tirar o máximo de proveito do seu estágio e agregar boas experiências em sua carreira profissional!

Aprendendo mais com o estágio

O estágio é uma ótima forma de colocar em práticas os conhecimentos aprendidos no curso universitário. Durante o período de graduação, dificilmente você terá outros tipos de experiências profissionais supervisionadas como o estágio. É uma oportunidade aprender com outras pessoas e consigo mesmo, observando suas fortalezas e pontos mais fracos, outras oportunidades, competências exigidas pelo mercado, etc.

estágio

Além disso, é uma experiência de desenvolvimento humano e profissional ímpar. Pode fazer toda a diferença no direcionamento que você quer dar à sua carreira depois mesmo que se formar. Aproveite estas experiências, cursos, palestras e outras atividades formadoras também para melhorar o seu currículo.

Seja flexível e se adapte

Um dos segredos para fazer um bom programa de Estágio é saber se adaptar. Se você não é uma pessoa flexível ou não gosta de fazer tarefas não triviais, chegou a hora de rever os seus conceitos. É bom saber se adaptar em diferentes situações, já que no mundo dos negócios esta é uma característica bastante importante.

Aprenda com os outros

Permita-se aprender com outros profissionais mais experientes, seja por seus erros e acertos. Tenha uma boa convivência com a equipe em que está inserido e saiba como tirar proveito das pequenas coisas do dia a dia do estágio. Aprenda a ouvir os seus supervisores e ofereça a sua opinião quando puder contribuir com a melhoria de determinada rotina em seu ambiente de trabalho. Crie oportunidades para se desenvolver profissionalmente na convivência com outros profissionais – da sua área ou não.

Seja bem relacionado

Crie desde o início da sua carreira um bom relacionamento com as pessoas – clientes, colegas de trabalho, fornecedores, supervisores, outros estagiários, etc.

Se você está em um ambiente de trabalho, naturalmente é bom estabelecer boas relações. Nunca se sabe quando as pessoas que você conhece ao longo da sua carreira podem contribuir de alguma forma para o seu desenvolvimento. Veja o networking não como uma rede que poderá ativar em proveito próprio, mas como uma rede em que há a possibilidade de troca.

Tenha suas metas pessoais definidas

O estágio é apenas uma fase da sua carreira profissional – e pode ser um grande impulsionador da sua carreira. Mas é importante ter metas bem definidas para esta experiência e para a sua carreira como um todo. Por exemplo, crie algumas metas de longo, médio e curto prazo para a sua vida profissional.

estágio

Criei ainda um plano de ação semanal para colocar estas intenções em prática. Avalie quais coisas gostaria de desenvolver nesta experiência de estágio com foco no futuro e na visão do todo.

Tenha foco na efetivação

A efetivação é uma consequência do estágio bem sucedido. O estagiário deve manter o foco em uma efetivação – seja após formado, antes de se formar ou até em outra empresa. Aprenda e se prepare muito bem antes de se efetivar. Converse sempre com seus supervisores e descubra se a empresa tem a intenção de contratar após esta experiência – nem todas as empresas o fazem, mas é importante sondar as suas intenções antes mesmo de investir tempo e esforço nesta experiência.

Converse com outros estagiários e profissionais

Converse com outras pessoas da empresa que também passaram por estágio e hoje estão efetivados. Questione como pode atuar da melhor maneira para ampliar as suas oportunidades de carreira. Fale ainda com seus supervisores sobre o que pode melhorar como profissional e ouça todas as dicas, mesmo sem concordar com alguma delas. Hoje estas dicas podem não fazer sentido, mas em um futuro próximo, quem sabe.

Gostou do artigo? Deixe um comentário!

Veja Também: Quero mudar de profissão – Como eu devo fazer?

Imagens: Pinterest.

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation