Como recrutadores e headhunters usam o LinkedIn para encontrar candidatos talentosos

Como recrutadores e headhunters usam o LinkedIn para encontrar candidatos talentosos

O LinkedIn é hoje a ferramenta mais usada no recrutamento e seleção de candidatos. De headhunters a selecionadores internos de empresas, passando por consultores de carreira quase todo mundo que hoje busca um emprego ou deseja encontrar alguém para uma vaga de emprego aberta usa o LinkedIn. Por isso, se você deseja ser encontrado por aqueles que tem um posição de emprego aberta, desejam substituir alguém confidencialmente ou apenas desejam conhecer novas pessoas e expandir a sua rede de contatos profissionais.

Kimberly Schneiderman, da RiseSmart, apresentou na Career Thought Leaders Conference em Baltimore na semana passada, uma extensa pesquisa com recrutadores americanos e o resultado confirmou a crença popular de que o LinkedIn é, de longe, considerada a melhor fonte para se encontrar candidatos de qualidade.  Pesquisas de palavra-chave são a maneira mais comum de encontrar candidatos ideias com as habilidades e experiências procuradas, em segundo lugar, pesquisas por empregadores anteriores, pesquisando através de contatos e em seguida pesquisando os contatos de seus contatos.

Wordle

Wordle

Na mesma conferência, Shally Steckert, um dos principais profissionais que ajudam as grandes empresas do mundo a encontrarem talentos de forma eficiente, sugeriu que, para ser encontrado mais facilmente no LinkedIn você deve analisar todos os anúncios de vagas que você julga interessantes. Depois de analisa-los um a um, você deve criar um diagrama com os termos que mais se destacam nos anúncios. Ele sugere o uso da fermenta Wordle – o Wordle é uma ferramenta que permite criar uma nuvem de palavras a partir de um determinado texto. Na nuvem aparecem em destaque as palavras que apareceram no texto com maior frequência no texto.

Certifique-se de usar os termos em destaque do diagrama no seu resumo de perfil e em qualquer outro lugar onde for possível.  A combinação de muitas palavras-chave para um determinado tipo de posição que você almeja pode ajudar muito os recrutadores a acharem o seu perfil.

Aqui estão algumas outras maneiras de recrutar candidatos:

[GRUPOS DE DISCUSSÃO] Recrutadores experientes investem o seu tempo visitando grupos no LinkedIn que representam os mercados e industrias que servem. Eles examinam as discussões e observam quem contribui ativamente, fazendo perguntas inteligentes, publica artigos relevantes de interesse profissional para colegas ou que acrescenta algo de útil ao grupo e as discussões nele levantadas.

[EMPRESAS RIVAIS] Um candidato ideal para recrutadores é alguém que está fazendo o mesmo trabalho ou algo muito semelhante aquilo que é buscado. Para encontrar essas pessoas, eles vão procurar por nome da empresa, cargo e habilidades listadas no perfil profissional.

[ANALISAR AS RECOMENDAÇÕES] Recrutadores analisam as recomendações das pessoas. Quando você recomenda outra pessoa, se mostra um profissional que trabalha em equipe e que respeita o trabalho dos outros. Além disso, mostra que você sabe o suficiente para fazer uma avaliação positiva dos profissionais avaliados – ambas características positivas.

[ENCONTRAR SEMELHANTES] Ao realizar uma pesquisa, você verá que o LinkedIn oferece uma lista com pessoas com características semelhantes às pessoas que você está buscando. Recrutadores estão continuamente realizando pesquisas no LinkedIn e essas sugestões adicionais que ele oferece podem ser boas indicações de candidatos com perfis semelhantes as pesquisas originais.

Para ser encontrado no LinkedIn, assim como em toda a plataforma de busca por recolocação profissional, é importante completar o seu perfil. Nunca se sabe quais serão os critérios prioritários de busca e análise. Inclua um endereço válido de e-mail (que não seja o endereço do e-mail do seu trabalho)para que você possa ser contatado por algum recrutador. Além disso, é extremamente importante preencher cada uma das suas realizações em cada uma das suas experiências profissionais ao invés de apenas listar os cargos e posições que você ocupou. Isso dá visibilidade à sua carreira, ajudando não só você a ser achado eletronicamente, mas também sendo bem avaliado pelo recrutador.

Estima-se que 95% dos recrutadores do mundo utilizem o LinkedIn de alguma forma para encontrar candidatos, por isso é importante ter o perfil completo na ferramenta.

Porém, mesmo com todas as mudanças e avanços que o LinkedIn vem fazendo, ele ainda é uma rede social que ao invés de ter um direcionamento pessoal como o Facebook, tem o ambiente profissional. E sendo uma rede social ela gera uma quantidade absurda de informação, interação, dados, estatísticas que não tem utilidade alguma para a maioria dos recrutadores e candidatos. Ele acaba funcionando muito mais como mais uma ferramenta de entretenimento do que objetivamente para busca de candidatos qualificados. Por isso, opções como a Peopleminin vem ganhando cada vez mais espaço, oferecendo objetividade aos candidatos e recrutadores.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation