Como podemos aumentar a nossa produtividade no trabalho?

produtividade

Produtividade não significa necessariamente trabalhar mais, mas sim trabalhar melhor – podemos entender como produzir melhor como ter a capacidade de produzir algo em alta velocidade de maneira assertiva e com o menor custo possível. E para ter mais produtividade no trabalho esta é a primeira lição a ser aprendida. Muito se fala sobre produtividade atualmente, mas nem sempre a qualidade de vida é um elemento considerado nesta equação. Veja este e outros fatores que contribuem para a produtividade e saiba como ser mais produtivo em seu dia a dia!

Gestão do tempo e produtividade no trabalho

Esta é uma das principais competências idealizadas pelas empresas para os profissionais de todas as áreas. É preciso usar o tempo a seu favor. Primeiramente, pare com a desculpa de que falta tempo para realizar as suas tarefas. O tempo é algo abstrato e é você quem dá valor a ele e decide como irá usá-lo. Desta forma, reorganize os seus horários, eliminando tarefas inúteis, delegando tarefas que não precisam ser centralizadas em você e definindo prioridades. Faça a manutenção diária de sua agenda e do seu tempo disponível. Além disso, seja realista com seus horários.

Tenha prioridades e metas

Saiba onde quer chegar com suas tarefas do dia, mas saiba ainda quais são as suas metas em médio e longo prazos. Entenda que o seu trabalho interfere e até determina o trabalho de terceiros. Desta forma, tenha visão do todo para poder determinar o que de fato é relevante para a produtividade (sua e da empresa) e indicar as suas prioridades.

produtividade

Não procrastine

A procrastinação é um dos grandes inimigos da produtividade. Desta forma, se você procrastina com frequência, verifique quais as reais causas deste comportamento – muitas vezes envolve crenças limitantes e até traumas. O primeiro passo para eliminar a procrastinação da sua vida e ter mais produtividade no trabalho, ao saber o que leva à procrastinação, é criar novos hábitos, estes mais assertivos.

Elimine ruídos

Tudo o que interfere na sua produtividade deve ser eliminado – bagunça na sua mesa de trabalho, problemas de comunicação com clientes, colegas e outros elementos da sua rotina, tarefas inúteis, etc. O que não o leva a melhor produtividade, não fará falta à sua rotina.

produtividade

Seja mais organizado

Comece o seu expediente organizando a sua estação de trabalho e suas gavetas. Tenha à mão apenas o que é preciso para que exerça a sua função. No fim do expediente, livre-se do lixo e devolva ao lugar certo os objetos que usou. Tenha estes hábitos também na sua vida pessoal.

Regra 80/20

Veja quais são os 20% de trabalho que renderão 80% de resultados e cumpra esta regra em tudo o que for desenvolver. Esta é uma equação importante para manter a produtividade no trabalho e na vida.

Tenha hábitos saudáveis

Não adianta falar em produtividade se o seu bem-estar não está em primeiro plano. Não é à toa que as empresas de todo mundo estão criando ambientes mais criativos, confortáveis e humanizados, além das boas práticas de saúde. Gente feliz trabalha melhor! Alimente-se bem, de preferência a cada 3 horas de trabalho contínuo. Faça horas extras apenas quando é realmente preciso – elas não podem ser um hábito. Durma pelo menos 8 horas diariamente e beba no mínimo 2 litros de água por dia. Faça exercícios regulares. Verifique se a sua estação de trabalho e seus equipamentos são adequados e ergométricos. Encontre sempre um sentido em tudo o que desenvolver na sua vida profissional.

produtividade

Use a tecnologia ao seu favor

Uma forma de ganhar tempo e ter mais produtividade no trabalho é usar aplicativos, softwares e outros recursos que tornem a rotina mais prática. Verifique quais ferramentas podem ser úteis no seu dia a dia e introduza-as na sua rotina.

Sinta-se confortável

Vista-se de modo confortável e adequado à sua rotina. Não há nada pior para a produtividade do que se irritar com algo tão básico quanto à sua roupa que está vestindo. Para uma rotina de 8 horas, por exemplo, escolha peças mais amplas e macias, que contribuam para o seu movimento.

Veja ainda: Qual a importância de um colaborador estratégico para a empresa?

Quais outras dicas você poderia citar para ter mais produtividade no trabalho? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest.

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com
Um comentário
  1. Rita Lopes

    Oi, é uma ótima lista. Concordu que planejamento tem grande impacto na vida profissional. Mas, infelizmente, não consigo planejar e organizar bem a minha vida diaria.. Sempre estou buscando ajuda :)) Recentamente descobri varias ferramentas digitais que foram criadas para aumentar o desempenho e aumentar produtividade. Minha preferida e ( na minha opinião) mais eficaz é Kanban. Estou colocando um link aqui https://kanbantool.com/pt/ -é a solução perfeita.. As pessoas se sentem menos perdidas na vida profissional 🙂 Recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation