Como pedir um aumento sem colocar a carreira em risco?

aumento

Pedir um aumento é algo que faz parte da vida profissional de qualquer pessoa. Mas você sabe como fazer uma solicitação de aumento ao seu supervisor ou à empresa em que você trabalha? Veja algumas dicas de boa comunicação e argumentação, para ter êxito ao pedir um aumento.

Quando você deve pedir um aumento?

É difícil muitas vezes para um profissional saber quando é a hora certa de pedir um aumento. O que devem ser considerados, neste caso, são os fatores pessoais, de carreira, de responsabilidades e função e o tempo de empresa. Há ainda outros motivos que justificariam um aumento de salário, mas estes são os critérios que todo profissional deve conhecer antes de solicitar a revisão dos seus ativos.

aumento

Mesmo em tempos de crise e com as taxas de desemprego em alta, é válido, sim, pedir um aumento quando você reconhecer que tem direito a isso e quando a sua atuação mostra que é devido. O profissional não deve ter receio ou sentir culpa por pedir uma revisão de seu salário. Também não deve se desesperar se ouvir um “não”.

Não há um momento certo para pedir um aumento de salário, segundo os especialistas, mas é importante ressaltar que há critérios (como os mencionados acimas e que veremos pontualmente a seguir) que justificam esta solicitação. É comum que haja anualmente uma revisão dos salários e que o profissional ativo receba um aumento significativo a cada dois anos de casa, assim como sejam oferecidas oportunidades de melhorias – como mudança de cargo, aumento de benefícios, etc. Mas tudo vai depender da atuação do próprio colaborador e dos acordos firmados com a empresa.

Critérios pessoais

Quanto aos critérios pessoais, avalie se as despesas que tem na sua rotina de trabalho e as suas necessidades pessoais estão sendo atendidas pelo que você ganha. É claro que um profissional que não se aprimora e não faz a diferença para a empresa – mesmo que esteja necessitando de um aumento – dificilmente terá argumentos para solicitar uma revisão do seu salário.

Mas se tem alcançado as metas e objetivos da sua função e busca sempre agregar conhecimentos válidos à empresa, avalie se o seu salário compensa as despesas pessoais – transporte, vestuário, alimentação, etc. Além disso, por despesas pessoais, entendemos ainda aquelas que tenham a ver com as suas necessidades individuais – inclusive fora da rotina profissional.

aumento

O profissional deve considerar ainda que nem só de pagar despesas trabalha o homem – as suas metas e sonhos pessoais, em médio e longo prazos, são atendidos pelo seu salário atual? Outra coisa que deve ser considerada é que o preço das coisas aumentou muito nos últimos tempos – e nem sempre o salário acompanhou este aumento, gerando um déficit nas suas contas pessoais – este é um bom argumento para se pedir um aumento de salário.

Desenvolvimento de carreira e novas responsabilidades

Quando um colaborador passa bastante tempo na empresa, principalmente se esta segue um modelo mais moderno de gestão de pessoas, espera-se que se desenvolva profissionalmente e que agregue valor à empresa. Esta precisa também dar-lhe condições para isso. Quando há evidências que atingiu ou superou suas metas de desenvolvimento profissional, nada mais justo que seja oferecida uma revisão do seu salário, bem como outras oportunidades – promoções, mobilidade de cargo, etc. Eis um argumento importante para você solicitar uma revisão do seu salário, ainda mais quando assumiu novas responsabilidades.

Tempo de empresa

Como dissemos, o tempo de empresa deve ser considerado na hora de pedir um aumento de salário – mas este argumento deve estar ligado aos demais critérios, já que estar muito tempo em uma empresa sem oferecer diferenciais não justifica um grande aumento de salário.

Veja aqui nesta matéria qual é a hora certa para pedir um aumento de salário.

Comunique-se melhor!

Tudo isso que falamos são critérios que justificam uma revisão de salário – assim como um aumento para outros colaboradores de funções parecidas, conquistas de classe, proposta de outras empresas, melhorias nas competências e nos resultados, etc. O primeiro passo para solicitar um aumento sem riscos é se preparar antes de conversar com o responsável por este setor. Se preciso, faça uma pesquisa salarial da sua categoria. É bom ter na ponta da língua argumentos irrefutáveis na hora de conversar sobre isso – o que o deixará seguro e minimizará os riscos.

Escolha um momento adequado e calmo para conversar com sua liderança, sem interrupções de terceiros. Comece dizendo do que se trata a conversa e mostre argumentos que justificam um aumento. Seja claro, olhe nos olhos e fale pausadamente. Responda as dúvidas do líder, se ele tiver. Se precisar, apresente gráficos e pesquisas salariais. Utilize ainda como argumento a própria política de cargos e salários da empresa.

Veja Também: Quais aspectos devo levar em consideração para trocar de estágio?

Gostou da matéria? Deixe um comentário!

Imagens: Pinterest

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation