Como motivar os jovens no trabalho

Como motivar os jovens no trabalho

O futuro mercado de trabalho está mudando. Ao longo da história cada geração trouxe novas ideias, problemas e soluções para o mercado de trabalho, encontrou novos desafios e velhos problemas.

A nova de geração de profissionais, os “millennials” não encontrará um cenário diferente.

Ainda que existam muitas reclamações das gerações anteriores sobre o comportamento dos millenials, o que sempre acontece, não podemos nos esquecer que essa geração será o futuro da força de trabalho. De acordo com um estudo da Universidade da Carolina do Norte, até 2020 estima-se que 46% dos funcionários de um local de trabalho pertença a geração millennial.

Isso significa que novas ferramentas serão necessárias para ajudar no desenvolvimento profissional destas pessoas, fornecendo uma base sólida de conhecimento para que elas sejam bem sucedidas nas suas carreiras. Todo gestor de pessoas tem a obrigação de ajudar as pessoas que se reportam à ele no seu desenvolvimento pessoal e não será diferente com a nova geração de vem aí; ela vem como uma mentalidade, comportamento e desafios únicos, que podem parecer desafios instransponíveis e incompatíveis com o mundo atual, mas precisam ser compreendidas.

Abaixo seguem algumas maneiras de manter a nova geração da força de trabalho motivada.

Ofereça flexibilidade. Não é segredo para ninguém que a tecnologia se desenvolveu a tal ponto que quase não podemos imaginar como chegamos aqui sem ela.  Nessa era de alta tecnologia, os funcionários não estão mais limitados a trabalhar apenas 8 horas por dia ou entre 09h00 e 18h00. Muitos deles continuam verificando os seus e-mails ou projetos durante a noite ou mesmo durante o fim de semana, e muitos acham que poderiam realizar as suas atividades em lugares remotos, fora do ambiente tradicional de trabalho.

Claro, cada mercado e indústria é diferente por isso é importante ser equilibrado e realista com o tipo de flexibilização que é possível oferecer, mas alguns empregadores descobriram que dando aos seus funcionários um pouco de flexibilidade, como permitir que eles trabalhem em casa em alguns dias da semana ou em horários alternativos, eles  tem uma aumento significativo de produtividade e satisfação no local de trabalho.

Na prática. Antes de implantar qualquer tipo de politica de jornada de trabalho flexível, pergunte aos seus colaboradores o que eles gostariam de ter.  Será que eles realmente preferem trabalhar alguns dias em casa ou preferem ter horários de trabalho flexíveis? Ou mesmo preferem trabalhar durante o final de semana e ter alguns dias da semana livres?

Para descobrir o que eles querem, pergunte!

Veja mais: Jornada de trabalho flexível: o que podemos esperar para 2017?

Esteja presente.  O mesmo estudo da Universidade da Carolina do Norte aponta que ter um trabalho significativo e um senso de realização são fatores importantes para essa nova geração. Conversando, dando feedbacks regulares, você vai ajudá-los a sentirem que esses objetivos estão sendo alcançados. Tradicionalmente, as conversas formais com funcionários acontecem semestral ou anualmente, mas com os millennials essa rotina deve ser alterada. Não quer dizer que você tenha que mudar as suas ferramentas ou mesmo o seus sistemas de avaliação de desempenho, mas sim que manter contato frequente. Tente visita-los e perguntar como eles estão, ou mesmo escrever pequenas notas por e-mail elogiando o desempenho de cada um. Deixo-os saber que você está presente, acompanhando a evolução profissional deles e que eles estão indo bem, ou mesmo se faça presente e ofereça ajuda em alguma possível tarefa que eles estejam com dificuldades em superar.

Na prática. Reveja a rotina de feedbacks e analise o quanto de atenção genuína você está dando aos seus liderados. Muitas vezes serão necessárias conversas semanais ou até diárias.

O ideal é saber como cada um se comporta e se sente nessas conversas. Cada pessoa tem necessidades diferentes. O ideal é achar o equilíbrio entre estar presente e não deixa-los sufocados, com a impressão de estão sendo monitorados.

Ofereça um lugar divertido. Millennials querem se sentir inspirados no seu ambiente de trabalho. Muitas pessoas podem achar isso besteira ou mesmo coisa de uma geração mimada, ter um lugar inspirador é importante. Muitos colaboradores não se sentem inspirados em seus trabalhos e isso é um fator preponderante na redução da sua produtividade. Quando encontramos um local de trabalho inspirador e divertido tendemos a nos sentir bem, positivos e motivados a realizar o nosso trabalho da melhor maneira possível. Para ter um ambiente inspirador não é necessário ter um espaço para meditação ao lado de cada mesa de trabalho, mas sim ter uma sala de descanso, para um agradável cochilo. Esse lugar poderia ter plantas, uma iluminação amena e demais itens que sejam convidativos a alguns momentos de relaxamento em pequenas pausas.

Na prática. Crie um ambiente inspirador sem prejudicar o seu orçamento e a produtividade das pessoas que trabalham com você. Não adianta ter um mini parque de diversão se o trabalho para manter esse parque funcionando não está sendo feito.  Crie politicas claras de uso desses espaços e alinhe sempre com o seu departamento financeiro  o quanto de recurso está disponível para uso neste tipo de ação.

Estas ideias parecem simples, por que é isso que elas são: simples.  Cada setor, mercado ou nova empresa que surgir pode ser diferente e única, mas o que está por trás destas ideias podem ser implementadas em qualquer setor e cenário. Observe atentamente a cultura do seu local de trabalho e pense o que poderia ser diferente, o que poderia beneficiar as pessoas em termos de qualidade de vida, inspiração e realização. O desafio é aliar estas ideias ao desenvolvimento profissional de cada um e a sustentabilidade do negócio.

Mesmo que você já esteja fazendo algo do tipo, não se esqueça de que em se tratando de uma geração de evolui a cada segundo, as coisas devem ser revistas e renovadas de tempos em tempos.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation