Como falar das experiências profissionais passadas em uma entrevista de emprego

Experiências anteriores

Não importa qual posição, cargo ou etapa do processo seletivo, em algum momento você terá que falar sobre as suas experiências anteriores e muitas vezes a forma como você descreve o seu passado profissional pode ser determinante para a continuação no processo seletivo que está participando. A análise do passado profissional de um candidato é um forte indicativo de como ele se portará no futuro emprego, por isso é importante para os entrevistadores e selecionadores explorarem ao máximo as experiências passadas do candidato.

Abaixo seguem alguns pontos de atenção que você deve ter ao falar do seu antigo emprego em uma entrevista.

[CONCENTRE-SE EM VOCÊ] Se sua experiência profissional anterior foi negativa e por isso você está buscando um novo emprego, foque o seu argumento sempre em você e nunca na empresa. Por exemplo, você pode dizer que está buscando por novos desafios ou mesmo visando um crescimento na carreira. A última coisa que você deve querer – e deve evitar a todo custo – é ter a imagem de profissional problemático, inseguro e instável. Você pode dizer que a cultura da empresa ou estilo de gestão não eram aderentes aquilo que você buscava e por isso decidiu partir para novos desafios. Porém, é importante dizer qual era o estilo de gestão e qual era a cultura da empresa e as razões pelas quais não faziam sentido para o que você buscava como profissional.

Veja mais: Entrevista por telefone: Tudo o que você precisa saber para se sair bem em uma

Dicas de Ação: Seja sincero ao falar das experiências que teve no seu antigo trabalho. Pense sobre como deixar o seu antigo emprego o ajudou a ser um profissional melhor. Quantas novas oportunidades surgiram agora que seriam improváveis de surgir antes? Qual o salto evolutivo profissional que você deu? Existe algo nesse novo possível trabalho que lhe desafiaria de forma positiva?

Algo como: “ Não me sentia suficientemente desafiado no meu último cargo. Ao ler o job description dessa posição eu me sinto entusiasmado com as tarefas e os desafios inerentes a ela.”

Veja mais: Como construir um currículo vencedor

[SEJA POSITIVO] Não importa quais foram os motivos que fizeram com que você deixasse o seu antigo emprego, evite ter sentimentos negativos sobre isso. Ter um discurso carregado de amargor, negativismo e até vingativo é péssimo para a sua imagem como candidato e certamente colocará o seu perfil comportamental em cheque. Reflita e encontre algo de positivo na sua experiência passada. Acredite, sempre aprendemos algo com qualquer tipo de experiência, seja aprender o que fazer em determinada situação até o que não fazer. Você aprendeu a trabalhar com várias pessoas de perfis diferentes ao mesmo tempo? Você vivenciou experiências que podem ajudá-lo a tomar decisões melhores? Você aprendeu alguma coisa nova que hoje permite que você tenha um perfil profissional mais completo do que tinha antes? Pense sobre os aprendizados conquistados na sua experiência anterior e veja como ela foi positiva e contribuiu na construção do profissional que você é hoje.

Dicas de Ação: Uma vez terminado o exercício sobre os aprendizados no emprego anterior, concentre-se em passar essa informação de maneira positiva. Talvez você tenha aprendido que você não funciona bem sobre um estilo de gestão próximo e estrito, mas como dizer isso de maneira positiva? Talvez possa ser assim: “O meu antigo trabalho me forneceu algumas lições valiosas para a minha carreira. Embora o estilo de gestão não fosse perfeito para mim, eu aprendi a cumprir as minhas tarefas num ambiente em que eu era constantemente pressionado.”

Veja mais: Como devemos nos vestir e comportar durante uma entrevista de emprego?

[CONTEXTUALIZE] Por mais claro que possa ser o seu currículo, LinkeIn ou mesmo conhecimento comum sobre alguma empresa que faça parte do seu passado profissional, é sempre bom contextualizar o seu entrevistador sobre o ambiente que você estava inserido. Descreva sucintamente a cultura, dia a dia e diretrizes estratégicas da CIA. Evite a todo custo opiniões e julgamentos negativos, superficiais ou pessoais. O objetivo é descrever o cenário o mais fielmente possível para que fique claro quais foram as suas estratégias e linhas de raciocínio, participação e resultados.

Veja mais: Como responder “Por que você está procurando um novo emprego?” em uma entrevista

Dicas de Ação: Reflita sobre cada experiência profissional passada. Tente lembrar o cenário interno e externo de cada passagem: cenário macro e micro econômico do pais e como isso influenciava a área de atuação da empresa em que você trabalhava, como era o seu dia a dia, linha de report, relacionamento com gestor direto e coisas do tipo.

Veja mais: Referências Profissionais: tudo o que você saber

[FALE SOBRE AS SUAS REALIZAÇÕES] Mesmo que você odeie do fundo do coração o seu antigo emprego, certamente você teve realizações que trouxeram bons resultados. Independente do seu cargo e posição, você deve manter uma lista atualizada e detalhada com os seus principais projetos e realizações. Isso irá ajudá-lo a se concentrar no trabalho que você fez e não nas pessoas e no ambiente passado. Esse “portfólio” ajudará você a ter uma dimensão real do seu perfil profissional e do seu poder de realização – e por consequência, ajudará você a saber qual é o seu posicionamento no mercado atual e o que você pode fazer para se desenvolver e se tornar um melhor profissional.

Dicas de Ação: Use o seu portfólio como um guia de resultados obtidos ao longo da sua carreira e a cada processo seletivo e entrevista que participar busque 2 ou 3 projetos que façam sentido serem conhecidos pelo entrevistador. Por exemplo, se você está em um processo seletivo para uma posição de Gerente de Novos Negócios, e no seu emprego anterior você trouxe 100 novos clientes com uma estratégia de aproximação online, exponha todos os pontos desse projeto, da concepção da estratégia até a realização da ação. Os desafios encontrados e superados, e claro, os resultados e consequências para a empresa. Traga projetos que trouxeram resultados similares aos que são desejados pela posição.

Veja mais: Quais as estratégias que um candidato pode usar para se destacar em uma entrevista de emprego?

Ao colocar essas dicas em prática, você realmente encontrará muitas coisas positivas para falar sobre o seu emprego anterior, não deixando margem para interpretações negativas ou duvidosas sobre o seu passado profissional.

O QUE É A PEOPLEMIN E COMO ELA PODE FAZER A DIFERENÇA NA SUA VIDA PROFISSIONAL?

A Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base combinar o seu perfil profissional e comportamental com as vagas existentes no mercado.

Como é possível? Através da compatibilidade entre suas competências técnicas, seus comportamentos e seus valores com os das oportunidades disponíveis. Tudo isso de maneira rápida e prática: a empresa cadastra a oportunidade e, em segundos, recebe uma lista dos candidatos que tem aderência para a posição.

A Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com os da vaga aberta.

Para isso utilizamos o encaixe perfeito entre as competências técnicas, perfil comportamental e valores do candidato com os da empresa e da posição aberta. Tudo isso de maneira rápida e prática: a empresa cadastra a oportunidade e em segundos recebe uma lista dos candidatos que tem aderência para a posição.

Geramos uma economia de mais de 85% nos processos de recrutamento e seleção e uma melhora incalculável no tempo de busca de potenciais candidatos

Você terá a sua disposição, tanto no seu computador quanto no seu celular, uma fermenta que trará apenas para você as vagas que façam sentido com aquilo que você deseja para a sua carreira.

E só para te relembrar, TUDO ISSO DE GRAÇA!

Há, sabe aquele feedback dos processos que você participou que nunca vieram? Conosco isso não acontece. Aqui a transparência é para todos.

Nós, da Peopleminin, acreditamos que os processos de recrutamento e seleção podem ser mais rápidos, transparentes e objetivos através da tecnologia e informação. Por isso, ele é de graça para os candidatos e (quase) de graça para as empresas.

Cadastre o seu perfil profissional e aguarde o chamado das vagas que combinam com você!

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation