Como devemos nos vestir e comportar durante uma entrevista de emprego?

entrevista de emprego

Saber se vestir adequadamente e se comportar em uma entrevista de emprego é fundamental em qualquer área de atuação. Afinal, a primeira impressão é a que fica e esta é uma oportunidade importante para se apresentar à empresa ou ao selecionador, transmitindo um bom conceito sobre si e sobre a capacidade de contribuir com a organização, caso venha a ser contratado.

Mas com que roupa ir a uma entrevista de emprego e como se posicionar diante do entrevistador é sempre uma dúvida frequente entre os que buscam uma recolocação profissional. Veja algumas dicas para não errar no figurino e saiba como contemplar uma postura assertiva.

Vestuário para uma entrevista de emprego de sucesso

A roupa é uma forma de você dizer ao mundo quem você é. É uma parte da sua expressão e da sua imagem pessoal. No contexto de uma entrevista de emprego, é preciso que a roupa seja condizente com a sua imagem pessoal, sem se sobressair demais às suas características profissionais, mas sem deixar seu estilo pessoal de lado.

O indicado é que o candidato use peças discretas, adequadas ao seu tamanho e ao seu estilo. Engana-se quem acredita que marca é algo essencial no vestuário de entrevista de emprego, mas é importante que a roupa esteja em perfeitas condições de uso e que esteja bem alinhada.

entrevista de emprego

Há peças e detalhes, no entanto, que jamais devem ser considerados para a ocasião. É o caso de camisas regatas, saias muito curtas, cores muito gritantes, bonés e chapéus de uma forma geral, maquiagem forte e pigmentada, peças muito justas ou roupas muito informais. Não é adequado ainda esmaltes muito contrastantes, bem como unhas mal feitas, perfumes muito agressivos, cabelos e barba por fazer ou sem alinhamento.

Na hora de escolher a roupa para a sua entrevista de emprego, procure compreender a sua imagem como um todo: roupa, currículo e forma de se posicionar. Crie um conceito em cima disso: como um profissional da sua categoria e da sua área se vestiria? Que peças, entre as que possui, seriam mais adequadas para esta oportunidade? Quais valorizariam suas características físicas e o seu estilo pessoal?

Lembre-se de que imagem pessoal não é apenas aquilo que você veste, mas um conjunto complexo de características, como a forma como você fala, como gesticula, como senta diante do seu entrevistador, as cores que estão na sua roupa, o modo como quer ser percebido pelos outros, o tom da sua voz, etc. Na dúvida, escolha o meio termo: traje casual, sem ser muito formal ou muito displicente, mas que o faça se sentir confortável e confiante ao cargo pretendido.

Uma questão de postura

Tudo o que há em você diz a respeito de quem você é. Esta é uma afirmação muito importante a qualquer candidato. Desta forma, use suas características ao seu favor e tenha um comportamento mais assertivo. É o que pode determinar o seu sucesso e a sua contratação.

Depois de escolher a roupa certa – que privilegie o seu estilo, mas que esteja adequada à ocasião – é hora de se preparar para a entrevista de emprego. Antes da data combinada, conheça bem o seu currículo e repasse em sua mente as suas experiências e possíveis perguntas que o entrevistador venha a fazer. Isso dará mais segurança quanto à sua postura na ocasião. Prepare-se também quanto ao cargo pretendido e saiba mais sobre a empresa contratante.

entrevista de emprego5

Na entrevista, chegue pelo menos 15 minutos antes. Olhe sempre nos olhos do entrevistador e o cumprimente com entusiasmo. Sente-se de maneira confortável, mas mantendo as costas retas e o alinhamento. Sempre responda apenas àquilo que lhe foi perguntado, sem devaneios, mas fale com confiança, como se já conhecesse o entrevistador – sem, contudo, ser intimista demais. Se você conseguir se manter confortável ao longo da entrevista, conseguirá também controlar a ansiedade, os vícios de expressão e a sua respiração. Fale pausadamente, sem gesticular muito.

Lembre-se que ser gentil sempre agrada e que o entrevistador é uma pessoa como você, que já esteve na sua posição, almejando uma recolocação. Ele é ainda um especialista. Desta forma, deixe-o conduzir a entrevista, mas seja confiante e participativo.

Qual a sua dúvida sobre a entrevista de emprego? Possui outras dicas de como se vestir e se comportar bem nesta ocasião? Deixe um comentário!

Peopleminin: a solução de empregabilidade onde a vaga procura o candidato. Que tal experimentar?
Acesse www.peopleminin.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation