Como construir uma reputação profissional positiva

Reputação profissional positiva

O que as pessoas pensam e dizem sobre você quando não estão na sua presença é o que se chama de reputação. E ela é cada vez mais importante nos dias de hoje, em uma realidade em que estamos expostos a muita informação, que muitas vezes ao invés de solucionar um problema, acaba nos deixando mais confusos.  Uma reputação positiva está diretamente ligada a quantidade de boas e inesperadas oportunidades que possam aparecer. Da mesma forma, ter uma reputação negativa pode fechar portas e trazer dificuldades em situações que normalmente não existiriam caso a reputação fosse positiva.

Buscar uma reputação positiva, além de ser algo inteligente a fazer, pode significar ter um tipo de reconhecimento pelo trabalho realizado e como as pessoas lhe percebem como profissional. Construir uma reputação positiva é algo simples, mas não é fácil de se fazer e depende unicamente de você.

Cabe a você, a cada dia, trazer a melhor versão possível de si mesmo para o trabalho.

Se você acredita que a sua reputação ou reconhecimento no seu trabalho não está da maneira que você gostaria que estivesse, tente colocar em prática algumas das opções abaixo.

[DOMINE O SEU PAPEL] Antes que você esteja pronto para assumir novos desafios, você deve realizar o trabalho excepcionalmente bem e isso significa muito mais do que apenas completar as tarefas atribuídas ao seu cargo. Você precisará fazer o seu trabalho da melhor forma possível, ser realmente EXCEPCIONAL. Desempenho e compreensão das habilidades técnicas são apenas parte do domínio da sua função. Para ser excepcional, você deve ser capaz de provar que você realmente se preocupa com trabalho que você faz. Isso inclui chegar no seu trabalho no horário pré-determinado, realizar as tarefas antes do prazo estabelecido, estar disponível para aprender e inovar, muitas vezes aceitando o desafio de desempenhar novas tarefas ou participar de novos projetos sem ser promovido ou receber aumento. Faz parte também ter e demonstrar inteligência emocional, que é a capacidade de compreender e controlar a suas emoções e as emoções de outras pessoas. É importante não negligenciar o desenvolvimento da autoconsciência, empatia, motivação e habilidades sociais. A reputação tem como base como somos percebidos pelos outros, por isso temos que nos sentir confortáveis e capazes de interagir com eles.

[EXPANDA OS SEUS HORIZONTES] Como já dito acima, é importante se desafiar e fazer parte da construção de algo novo. Depois de ter pleno domínio do seu papel profissional atual, busque outras oportunidades dentro da sua organização para que possa liderar um projeto novo. Toda a área de uma empresa, seja ela grande ou pequena, tem um projeto que sempre acaba ficando em segundo plano devido a limitações de tempo ou recursos insuficientes. Pergunte ao seu gestor ou líder se a um projeto que foi adiado e se você poderia ajudá-lo a implantá-lo.

[CONTRIBUA POSITIVAMENTE] Não caia no senso comum de muitos colaboradores, que se queixam o tempo todo e criticam de maneira negativa qualquer nova iniciativa que é feita. Ao invés disso, colabore com a sua visão e opinião, oferecendo soluções alternativas que irão contribuir positivamente para que o que foi proposto seja realizado.  É muito fácil encontrar falhas no que é proposto, difícil é contribuir positiva e eficazmente. Claro, ao propor algo ou mesmo ao criticar algo, esteja preparado para se tornar o líder desta ação ou projeto. Muitas oportunidades e consolidações de reputação vem de aceitar e ser bem sucedido em desafios que são propostos ou impostos.

[RECONHEÇA OS OUTROS] Fale, proativamente, sobre as grandes coisas que a sua empresa e a sua equipe tem realizado ou mesmo agradeça e referencie publicamente alguém que lhe ajudou em um projeto, mesmo que essa pessoa já tenha saída da empresa.  É muito mais fácil o promover o trabalho dos outros do que promover os próprios esforços.

[CONTRIBUA] Você atinge vários objetivos ao oferecer ajuda ou compartilhar lições que você aprendeu com outras pessoas. Se a agenda estiver corrida, a melhor maneira para ajudar no crescimento dos outros é interagindo com comunidades online. Esteja atendo e se faça presente a grupos e comunidades que precisem do seu expertise e experiências. Esteja preparado para compartilhar histórias de como superou determinados obstáculos e venceu grandes desafios. Quando você contribui, principalmente online, as pessoas não veem só o seu valor como provedor de informação e solução. Elas vão ver que você despendeu tempo da sua agenda para ajudar outras pessoas. Ter esse tipo de atitude gera reconhecimento e respeito.

Veja também: 4 maneiras simples de gerenciar a sua reputação online quando se procura um novo emprego

[ESTEJA SEMPRE PRONTO PARA A PRÓXIMA REUNIÃO] Se prepare para tudo o que você for fazer. Conheça os fatos e saiba como você apresentará as informações para melhor se conectar com as pessoas com quem está falando. Mesmo que você não for apresentar nada, vá plenamente preparado como se fosse. Revise os tópicos da agenda, revise os itens de ação e esteja pronto para tomar notas e se couber, propor melhorias ou dar a sua opinião.

[TRATE OS OUTROS BEM] O velho ditado já diz “trate os outros como você gostaria de ser tratado”. Em outras palavras, seja gentil. Lembre-se de coisas simples como dizer “obrigado” quando alguém segura a porta do elevador para que você possa entrar ou mesmo faz uma pequena gentileza para você. Se você não está acostumado a ser gentil, antes se policie para ser minimamente educado. Pode demorar um pouco, pode valer um certo esforço da sua parte mas esse pequenos gestos podem fazer toda a diferença na construção de uma boa reputação.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation