Como alavancar a sua carreira com a saída do seu chefe

Como alavancar a sua carreira com a saída do seu chefe

Quando surge uma oportunidade no seu trabalho, você deve defender o seus interesses.

Um dos caminhos mais comuns para crescer e se desenvolver na carreira é sem dúvida nenhuma ser promovido. Outra opção bem comum é aceitar um convite para assumir uma nova posição em outra empresa. Porém, tão comum quando essas situações, mas pouco comentada, é o surgimento de oportunidades dentro da própria empresa em que se trabalha, como por exemplo, a posição do seu chefe. Essa situação pode significar uma grande oportunidade de carreira, mas é necessário ter o mínimo de planejamento e uma boa dose de autoconfiança.  

Embora possam haver riscos em se candidatar à posição recém aberta do seu chefe, também existem riscos em não fazê-lo, como ficar sobrecarregado com as tarefas que não eram da sua responsabilidade. Obviamente, é necessário ter bom senso quando se deseja tomar esse tipo de atitude. É preciso ter evidências de que se tenha as competências técnicas, comportamentais e conhecimentos necessários para desenvolver as atividades que o seu gestor desempenhava, se não melhor que ele, que seja pelo menos comparável a ele.

Não adianta ocupar um cargo maior se não se dá conta dele! Você será exposto a uma série de desafios e situações que não está preparado, e você corre o risco de, além de perder o novo emprego por incompetência, se frustrar com a experiência simplesmente por não atingir as expectativas dos outros e de si próprio.

Abaixo seguem alguns conselhos e estratégias para aproveitar a oportunidade de um chefe ou colega de trabalho que vai sair da empresa.

[SE POSICIONE] O primeiro passo para ocupar uma posição que está em aberto, seja recentemente ou não, é dar sinais claros de interesse com certa antecedência. Desta forma, quando a oportunidade surgir, o seu nome já será lembrado, muitas vezes não de imediato, mas você estará entre os possíveis sucessores ou substitutos.

Porém, antes de anunciar o seu interesse por determinada posição, é preciso refletir sobre os seus objetivos de carreira. Muitas vezes, ao analisarmos a posição imediatamente acima da nossa, pensamos que o trabalho é simples, e que nos sairemos muito bem. Porém, a realidade pode ser outra. “Todo mundo vê as pingas que eu tomo, mas ninguém vê os tombos que levo.”, esse é um ditado muito pertinente nesse caso. Por mais fácil e simples que pareça o dia a dia da oportunidade, quase sempre as coisas não são o que parecem.

Pense também no que vai além. Talvez você queira mudar para uma carreira menos técnica e mais gestão, ou o contrário. Talvez você queira trabalhar na mesma empresa mas em outra área, ou mesmo deseja trabalhar em outra área e em outra empresa! O objetivo dessa reflexão é trazer ao ambiente da consciência aquilo que se deseja e com base nisso, avaliar quais posições são mais atraentes do que as outras tendo em visto o que se busca para carreira.

Tendo esse cenário claro, é hora de informar aos seus gestores as suas intenções. Em muitas empresas, esse tipo de conversa acontece abertamente, geralmente em revisões de desempenho, onde há um espaço deliberado para o colaborador se expressar livremente. Inclusive, os próprios gestores encorajam esse tipo de conversa, pois oferece visibilidade sobre aquilo que o colaborador deseja. Se você está inserido nesse contexto, manifeste o seu desejo de alçar voos maiores!

Porém, nem sempre se tem essa abertura nas empresas e esse tipo de conversa pode até ser vista como algo negativo. Você pode ser visto como alguém cobiçante (nesse caso é importante saber a diferença entre cobiça e ambição), que busca crescer a todo custo na carreira não importando o ambiente ou contexto.

Nesse cenário, você deve abordar esse assunto de maneiras diferentes:

– Uma opção indireta é perguntar como é o desenvolvimento de carreira na empresa ou quais são as opções de carreira para os funcionários após vários anos de trabalho e contribuição.

– Um passo mais ousado é pedir para discutir os seus próximos passos profissionais e depois explicar o seu interesse em ser considerado para outras posições quando houverem oportunidades, inclusive posições superiores a sua.

Comunicar o seu interesse por novos desafios antecipadamente pode ajuda-lo a conseguir um lugar oficial no plano de sucessão formal da sua empresa ou mesmo figurar como uma opção de substituição imediata ou interina. Além disso, mostrando interesse em assumir novos desafios você pode conquistar o direito de fazer treinamentos e participar de programas de desenvolvimento profissionais exclusivamente voltados para liderança e desenvolvimento de profissionais estratégicos. Muitas vezes essas iniciativas corporativas são usadas para avaliar e desenvolver profissionais considerados como “potenciais”, ou seja, aqueles profissionais que são classificados como postulantes a um desempenho acima da comum.

Não se preocupe se a sua empresa não tiver nenhum destes cenários que possibilitem uma conversa estruturada. Mostre uma abordagem mais espontânea ao lidar com as possíveis saídas de lideres e gestores, mostre que você tem interesse de permanecer na empresa e que tem planos de permanecer na empresa por muito tempo.

Mostre ao seu empregador que ele pode contar com você agora e no futuro, e as suas chances de conquistar um possível cargo maior aumentarão consideravelmente.  

[MOSTRE-SE] Não adianta apenas falar sobre os seus objetivos futuros ao seu empregador. É preciso mostrar serviço e provar o seu valor através de uma performance segura, provando que além do desejo de crescer na empresa você trás resultados efetivos para a companha.

O problema é que as vezes nos escondemos atrás do nosso líder, esperando que ele nos exponha, nos defenda e nos alavanque para os outros lideres da empresa. Porém, muitas vezes o nosso gestor não faz nada disso, e as coisas ficam ainda piores quando o nosso chefe não está mais na empresa.

Veja mais: Seu networking estagnou?

Por isso, é importante compartilhar os seus projetos (e sucessos) com os seus pares e até buscar projetos multidisciplinares – projetos multidisciplinares são uma ótima oportunidade para você expandir a sua rede de contatos dentro da sua empresa, que por consequência pode lhe dar excelentes oportunidades em outras áreas da empresa e fora dela também.

[NÃO IMPORTA O CENÁRIO, PEÇA] Quando surgir uma oportunidade de avançar na carreira devido a um posto vago onde se trabalha, seja por uma nova posição, uma demissão ou mesmo saída espontânea, é uma boa oportunidade para se rever os objetivos de carreira e descobrir como essas mudanças podem afetá-lo. Caso você ache que a posição disponível é interessante para sua carreira, peça essa oportunidade.

Algumas empresas tem processos formais de recrutamento e seleção internos para algumas posições, sendo que geralmente, o responsável por esse tipo de processo é o RH e alguns raros casos o gestor em conjunto com o RH podem ser responsáveis por esse tipo de processo. Mesmo se não houver um processo formal de recrutamento interno, você deve comunicar a sua intenção de ocupar o cargo em aberto.

Busque saber se na sua empresa há um processo formal de recrutamento interno e como ele funciona. Em seguida, informe a ele as suas intenções. Se é o seu chefe que está saindo, vá até o chefe do deu chefe e informe as suas intenções.

[TOME CUIDADO] Por mais tentador e simples que possa parecer, pleitear um novo cargo a partir da partida de um colega de trabalho, deve-se tomar alguns cuidados e evitar alguns erros.

Se você for muito novo empresa, pode ser prudente deixar uma boa oportunidade passar até que se tenha um histórico sólido de sucesso ou um entendimento melhor sobre a empresa, os papeis e responsabilidades de cada função e é claro, o ambiente politico.

Outro ponto importante, não dê um ultimato a sua empresa. Não os coloque contra parede caso você não consiga a posição que almeja. Muitas vezes, por mais que você se ache a melhor opção para a posição, a empresa pode ter uma opinião diferente da sua e ao criar um conflito desnecessário, você pode acabar manchando a sua imagem por algo muito pequeno.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!
Postado por / 27/05/2018 / 0 Comentários
Postado em
Carreira
Peopleminin

Peopleminin

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation