5 dicas para se conseguir um novo emprego em 2018

Texto - 5 dicas para se conseguir um novo emprego em 2018

O final do ano é o momento ideal para definir as bases da sua progressão profissional.

O fim do ano se aproxima e com ele sempre vem o desejo de movimentar a carreira, seja aceitando um novo desafio no atual emprego ou aceitando um novo desafio em um novo emprego. Segundo informações do Linkedin, os meses de janeiro, fevereiro e março é o período onde temos mais transições entre empregos do que qualquer outra época do ano – esqueça essa história de que o mercado no Brasil só começa depois do carnaval.

button_quero-que-um-novo-emprego-me-encontre-em

Como disse Anthony Robbins: “O encontro da preparação com a oportunidade gera o rebento que chamamos sorte.”, por isso, se você deseja se movimentar profissionalmente no ano que vem, comece fazendo o básico, preparando o terreno para que novas oportunidades surjam. Nunca se sabe quando uma boa oportunidade pode bater a porta, por isso é importante estar preparado. Aqui estão algumas ações que você deve fazer antes do final deste ano para se preparar para um novo desafio em janeiro (ou até antes disso!)

[ATUALIZE A SUA IMAGEM NO LINKEDIN] Pode parecer besteira, mas atualizar a foto do seu perfil no Linkedin todos os anos é um ponto importante para ser notado. Nunca foi tão fácil ter uma foto boa, que passe uma boa imagem sua para a sua rede de contatos. Recrutadores e selecionadores dizem não ter uma boa primeira impressão presencial de candidatos que são muito diferentes da sua foto do perfil do Linkedin.

Veja também: Por que devo ter sempre o meu LinkedIn atualizado?

Por isso, escolha uma boa câmera ou mesmo um smartphone poderoso, que seja capaz de capturar uma boa imagem sua. E claro, mão firme! Em seguida, escolha uma roupa que seja adequada ao tipo de trabalho que você busca. Se você deseja atuar em uma área corporativa, roupas mais tradicionais são indicadas, como ternos, camisas sociais ou tailleurs. Porém, se a área que você procura é menos tradicional, mais flexível, use roupas menos tradicionais, como camisas polo, camisas sociais de maneira mais despojada e se você for mulher, vestidos e roupas que lhe deixam confortáveis.

Tire quantas fotos forem necessárias, até achar aquela que melhor lhe representa e faça o up load.

[ATUALIZE O SEU CURRÍCULO] Não espere precisar do seu currículo atualizá-lo. É um desafio a mais ter que redigir ou atualizar um currículo quando se está na eminencia de participar de um processo seletivo. Você pode ser pego por algumas armadilhas que só são ativadas quando se está com pressa: você pode esquecer de mencionar alguma experiência nova, um projeto novo de destaque, ou mesmo pode cometer erros de digitação ou edição e isso pode acabar lhe tomando que você não tem ou que poderia ser gasto com outra coisa mais importante. Para ter um currículo atualizado, pense em como você tem feito a diferença.

Olhe para os seus papeis profissionais anteriores e veja a sua evolução como profissional.

Veja também: Como construir um currículo vencedor

O que você tem feito de novo? Quais são as suas novas responsabilidades? Quais são os resultados que você vem trazendo? Tenha a certeza de que o seu currículo representará o melhor do seu perfil profissional, não deixando dúvidas sobre o seu perfil profissional e as experiências que você tem.

Veja também: Currículo e LinkedIn: Por que você precisa dos dois

[PENSE NOS PRÓXIMOS PASSOS] As férias são um ótimo momento para pensar no futuro, e em quais serão os próximos passos profissionais. O momento de descanso é propicio para rever prioridades, metas e revalidar os objetivos que traçamos no inicio do ano e, claro, ver o quanto distante ficamos das metas que traçamos.

A melhor maneira para se desenvolver na carreira é saber o que realmente importa para que você avance, saber quais são as suas prioridades – ter clareza de quais são as suas prioridades fará com que você organize melhor a sua agenda, use os seus recursos de maneira estratégica e tenha um acompanhamento claro da sua evolução. Com isso, o gerenciamento da sua carreira se torna claro e sustentável. A chave para evolução pessoal está no planejamento.

[ATUALIZE OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE TECNOLOGIA] Em seu novo livro, “O Byte Billion Dollar“, o autor e data scientist D. Justhy define um novo termo: datapreneur (ou algo como “data empreendedor”). Seu livro acentua a necessidade de cada profissional desenvolver habilidades digitais e fluência com dados com um nível mínimo de competência.

Estabelecer um relacionamento contínuo com a tecnologia – adquirir e manter o habito de usar dados e ferramentas digitais para resolver problemas nos negócios, aumentar a comunicação e maximizar a eficiência é uma das chaves para se competir aos melhores cargos. Por isso, profissionais que buscarem se atualizar nesse campo, terão as melhores oportunidades e andaram na vanguarda das

[CONHEÇA PESSOAS NOVAS] As férias são um ótimo momento para estabelecer e restabelecer relações e fazer novas conexões. Novas amizades muitas vezes perguntam “O que você faz?” e velhos amigos podem perguntar “Qual será o seu próximo passo?”  ter essas respostas na ponta da língua podem gerar boas oportunidades para você. Claro, antes do ensaio, é preciso pensar e refletir o que se deseja.

Veja mais: Como conseguir um emprego através do seu networking

A natureza festiva e reflexiva do final do ano é o tempo ideal para definir e definir a base para os seus próximos passos profissionais no novo ano. Pode ser tão simples quando atualizar a sua foto no Linkedin ou atualizar os seu currículo ou mesmo refletir sobre as suas metas a longo prazo. Tenha certeza de que esse esforço será recompensado com uma clareza maior na direção a seguir, na estratégia a adotar e nos que fazer. Como esses primeiros passos, ainda que simples, você estará pronto para aproveitar as oportunidades de 2018 e quem sabe até as de 2017.

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!
Postado por / 26/11/2017 / 0 Comentários
Tagueado como
Postado em
Como Melhorar seu Perfil, Empregabilidade
Peopleminin

Peopleminin

Peopleminin é uma solução multiplataforma de recrutamento e seleção que tem por base o match profissional perfeito, combinando o perfil profissional e comportamental dos candidatos com as vagas existentes no mercado. Em busca do match profissional perfeito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

mautic is open source marketing automation